Alugar ou financiar um imóvel: o que é melhor?

Está na dúvida entre alugar ou financiar um imóvel? Este texto será muito útil pra você! Confira!

Há muitos fatores a serem analisados ao optarmos entre alugar ou financiar um imóvel. E questões como valores a serem dispensados, condições de pagamento e as características de cada tipo de imóvel podem ser o ponto inicial para tomar decisão.

Assim, pensando em ajudá-lo, fizemos uma listagem dos prós e contras de cada uma das opções e o momento ideal de investir. Analise a listagem em relação ao seu perfil e necessidades e verifique se alugar ou financiar é a melhor escolha.

Vantagens do aluguel:

Ter a liberdade para se mudar

alugar ou financiar O tempo curto de duração dos contratos é uma das principais vantagens dessa opção. Em uma moradia alugada e com contratos mais curtos o morador tem a liberdade de se mudar sempre que necessário. É uma ótima opção para pessoas que precisam se mudar constantemente de cidade ou país devido ao trabalho. Ou para pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho e podem trocar facilmente de emprego.

Ter maior segurança

Os riscos de perda de emprego e redução de renda são preocupações de muitas pessoas em momentos de crise. No entanto, quem mora de aluguel sofre menos com esses riscos. Neste caso, em uma crise financeira, a pessoa pode optar por uma moradia mais barata até que a situação se normalize.

Ter maior possibilidade de escolha

alugar ou financiar Alugando uma moradia, normalmente, pode-se morar em um imóvel com padrão e localização melhores do que se poderia comprar.

Portanto, não há a necessidade de morar longe do trabalho ou da escola dos filhos, por exemplo. Ou, ainda, você não precisa morar em uma casa grande demais para um casal que não tem filhos, ou morar em uma casa pequena para uma família grande. Neste caso, um jovem casal iniciando a vida pode alugar um imóvel pequeno inicialmente e ir amentando tamanho da casa conforme a família cresce.

Desvantagens do aluguel:

Instabilidade

Este é um risco que qualquer pessoa que mora de aluguel pode enfrentar. O dono do imóvel pode solicitar o imóvel para vender ou para a própria moradia quando achar conveniente. E isso obrigará o inquilino buscar outro imóvel para alugar, mesmo sendo um bom pagador e cuidando bem da residência.

O dono do imóvel precisa, por lei, primeiramente oferecer o imóvel ao locatário. No entanto, este precisa ter interesse e condições de adquirir o bem.

Reajustes do Valor do Aluguel

alugar ou financiarTenha sempre em mente que o valor do aluguel pode não se manter o mesmo se você optar por renovar o contrato. Mas esteja atento a valores abusivos e a todos os itens do contrato. O ideal é realizar a locação através de uma imobiliária, podendo-se negociar um valor adequado junto ao proprietário.

Não poder fazer grandes modificações  

Viver de aluguel pode não ser muito bom para quem faz questão de decorar sua casa à sua maneira. Muitas vezes, grandes modificações no imóvel não são permitidas e uma grande reforma em algo que não é seu pode não ser vantajoso.

Vantagens do financiamento:

Ter planejamento financeiro

alugar ou financiar Ter um planejamento financeiro é fundamental tanto para quem quer alugar ou financiar um imóvel. Mas este é imprescindível quando

se lida com grandes quantias de dinheiro.

A pessoa que adquire um bem para morar realiza uma economia em longo prazo. Isso acontece, pois, entrando em um financiamento, a pessoa se compromete a pagar parcelas mensalmente, o que gera a necessidade de um planejamento financeiro eficiente. Todavia, o hábito de poupar acaba sendo refletido de maneira positiva em toda a família.

Redução de despesas

Normalmente, quem adquire um imóvel possui uma despesa finita, ou seja, os custos mensais com moradia tendem a cair. E, em alguns casos, o valor gasto com despesas de aluguel e condomínio pode ser equivalente à manutenção de um imóvel quitado. Além disso, consideramos, ainda, que a pessoa investe em um imóvel que é seu.

Diferentes opções para aquisição

alugar ou financiar O interessado na compra pode realizar um financiamento, não sendo necessário possuir todo o valor do imóvel para comprá-lo. E o financiamento permite que a pessoa opte por um imóvel, construído, novo ou na planta. Ou ainda a pessoa pode conseguir crédito para construir a casa da maneira como desejar. Entretanto, independentemente da opção de compra a ser feita, a personalização do imóvel é uma grande vantagem.

Possuir um patrimônio

Ter um lar para chamar de seu, além de uma grande realização pessoal, você garante um patrimônio no futuro. Em uma necessidade posterior de venda do bem a valorização do imóvel é praticamente certa, garantindo a possibilidade de novos investimentos. Para valorizar o patrimônio, esteja atento a questões como localização e posição do imóvel, por exemplo. Essas questões precisam ser analisadas antes comprar o imóvel.

Confira este texto sobre o que valoriza e desvaloriza um imóvel antes de comprá-lo: O que Valoriza e Desvaloriza um Imóvel.

Personalização do imóvel

alugar ou financiar Normalmente não é possível personalizar um imóvel alugado. E para quem não abre mão da personalização, sem dúvidas, comprar uma moradia é a melhor opção. Sendo dono do imóvel você tem a liberdade de personalizar cada cômodo à sua maneira, bem como fazer reformas e ampliações.

Desvantagens do financiamento:

O financiamento é realizado através de crédito emprestado do banco. No entanto, o financiamento imobiliário possui a adição de juros e valores excedentes nas parcelas de compra, o que seria uma desvantagem. Além disso, para realizar um financiamento é necessário dar uma boa entrada.

Ainda, se o comprador não é financeiramente organizado para pagar as parcelas do financiamento em dia, esta não é uma boa opção. Por isso, antes de realizar o empréstimo, faça um planejamento financeiro eficiente simulando também os valores com o qual se comprometerá. O planejamento financeiro é fundamental para assumir uma dívida alta como a compra de um imóvel.

Conclusão: alugar ou financiar um imóvel?

Quando devo financiar um imóvel?

Esta escolha envolve um investimento alto, mas é a opção perfeita para quem tem o sonho da casa própria. O financiamento é a escolha de muitos casais que pretendem constituir uma família ou que já possuem uma estabilidade de emprego. É também uma opção interessante para quem pretende investir em imóveis, aumentando seu patrimônio.

Para realizar o financiamento é necessário ter um bom valor de entrada. E essa entrada pode ser conseguida utilizando o fundo de garantia ou abrindo mão de algum bem.

Quando devo alugar um imóvel?

Apesar de muitas pessoas considerarem o aluguel um desperdício de dinheiro, essa opção pode ser muito vantajosa. Por exemplo, o aluguel pode ser a escolha de pessoas que ainda não possuem uma boa entrada para realizar um financiamento; pessoas que ainda não têm estabilidade financeira ou no emprego; pessoas que se mudam com constância, não valendo a pena ter uma residência fixa; jovens estudantes ou jovens iniciando no mercado de trabalho.

Este texto foi esclarecedor para você? Conhecendo as vantagens e desvantagens de alugar ou financiar um imóvel e analisando seu perfil, é possível tomar sua decisão mais tranquilamente. Independentemente de sua escolha, conte com a Mocambo Imóveis para encontrar o seu imóvel ideal! Temos casas e apartamentos para venda ou aluguel em Itatiba-SP que certamente atenderão suas necessidades. Contate-nos! Será um prazer ajudar a realizar seu sonho!

 

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *