Vender imóvel para investir ou manter o aluguel?

Quer saber se manter o aluguel ou vender seu imóvel para investir é mais vantajoso para você? Acompanhe este post!

Muitas pessoas que decidiram investir em imóveis e usufruem da renda gerada por alugueis podem chegar a impasses muito comuns.   E perguntas frequentes são: “Vale a pena manter meu imóvel alugado ou vender imóvel para investir? Vale a pena vender meu imóvel e aplicar e usar os juros como renda?”.

Para saber se vale mais a pena vender imóvel para investir ou manter a renda do aluguel, nós te ajudamos! Acompanhe este post da Mocambo Imóveis e tome uma decisão acertada, segundo sua realidade!

Entenda o mercado imobiliário

vender imóvel para investirO aluguel rende pouco se o compararmos com o valor da propriedade. Mas, neste caso, é fundamental compreender como funciona o mercado imobiliário. Neste mercado é o rendimento do aluguel que determina se você deve ou não vender o imóvel.

Tenha em mente que o aluguel renderá sempre proporcionalmente menos do que outros produtos de renda fixa. Mas por que isso acontece? Porque no mercado imobiliário devemos considerar uma combinação de rentabilidade entre o aluguel e o aumento do valor do imóvel.

O valor do aluguel não está tão satisfatório quanto o valor do imóvel aplicado em um produto de renda fixa (rendimento dos juros da economia), por exemplo? Não tome uma ação precipitada. Pois o que precisa ser considerado para a tomada de decisão de venda é o potencial de valorização daquela propriedade.

Qual o potencial de valorização de seu imóvel?

vender imóvel para investirPara responder a essa pergunta, você precisa fazer uma análise profunda. E essa análise é importante, pois sua intenção é fazer o melhor negócio, não é mesmo?

Assim, o primeiro passo para saber se deve vender imóvel para investir, ou mantê-lo alugado, é analisar o bairro. O bairro dirá se o imóvel tem potencial de valorização.

Analise se a propriedade está em um local que receberá melhorias de infraestrutura, melhorias governamentais, por exemplo. Busque saber se naquela região terão melhorias como um shopping, uma estação rodoviária, uma nova avenida. Tudo isso sugere uma valorização imobiliária.

Outra dica interessante para analisar o bairro é estudar o plano diretor da cidade ou o plano diretor do estado. Esse plano dará muitas informações para sua tomada de decisão.

Visite imobiliárias na região

vender imóvel para investirOutra maneira de detectar a valorização imobiliária é fazendo uma pequena peregrinação nas imobiliárias da região.

Pergunte quantos imóveis estão à venda no bairro identificando e se há muitos. Mas tenha uma coisa em mente para a venda. Quando maior a oferta maior a pressão para baixar preços, maior a concorrência pra vender imóveis.

Por outro lado, se possui um imóvel valorizado, em um bairro que passou por um processo de valorização, e que agora acompanha a inflação valeria a pena vender.  Mas, obviamente, organize-se para vender seu imóvel sem pressa se estiver alugado!

Se seu imóvel valorizado está alugado ele está gerando renda. Assim, pense em aplicar o valor do aluguel em um produto que possua a composição adequada ao seu perfil e ao cenário da economia. A opção pode ser um produto de renda fixa ou, ainda, um produto pensando em longo prazo, uma carteira mista, um fundo balanceado.

Quer uma rentabilidade maior que o aluguel? Aguarde!

vender imóvel para investirSente falta de uma rentabilidade maior, mas percebe que seu imóvel está prestes a passar por um processo de valorização? Ou seu imóvel está em uma região de escassez de propriedades? Aguarde!

Vale a pena aguardar um pouco mais para vender imóvel para investir! Pacientemente, trabalhe um aumento do valor do imóvel para, em alguns meses ou alguns poucos anos, vender essa propriedade! Essa venda será realizada em condição melhor do que aquela a que teria em renda fixa.

No Brasil, mesmo com a queda na taxa Selic, nosso rendimento de renda fixa é bastante elevado, acima da média mundial. Assim, sempre haverá uma tendência de que a venda do imóvel seja algo vantajoso. Isso porque ao ter o seu dinheiro aplicado no banco você não tem apenas uma rentabilidade maior, mas maior liquidez do seu capital.

Ao vender imóvel para investir você garante liquidez

vender imóvel para investirLiquidez, em contabilidade, corresponde à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa, em dinheiro. E, referente ao valor do imóvel, valorizado ou não, este está tecnicamente “parado”, pois para ter liquidez ele necessita ser vendido. E, em caso de alguma necessidade ou uma grande oportunidade, não é o rendimento do aluguel que vai permitir pagar um automóvel ou outra propriedade à vista, por exemplo.

Portanto, a necessidade de liquidez é um fator a ser considerado para a sua tomada de decisão em vender imóvel para investir. Normalmente, terá uma carteira de imóveis uma pessoa que já possui a sua reserva de emergência, possui outras fontes de recursos. Assim, esta pessoa tem uma carteira de imóveis mista, ou seja, alguns imóveis que pagam bons aluguéis e alguns imóveis com potencial de valorização, mesmo que o aluguel esteja relativamente baixo.

Tomando sua própria decisão segundo seu perfil

vender imóvel para investirPara ajudar na decisão de vender imóvel para investir ou manter o aluguel, é necessário avaliar a condição do mercado imobiliário local. É justamente essa análise que precisa ser considerada para a tomada de decisão.

Mas tenha consciência de que o mercado é imprevisível. Caso você escolha vender seu imóvel a um preço mais baixo, saiba que ele pode voltar a se valorizar futuramente. Assim, sua tomada de decisão dependerá de fatores, como: necessidade de dinheiro (liquidez), oferta de venda e locação.

Note que tendo um imóvel parado ele gera bem mais despesas do que um imóvel alugado. E, dependendo do valor de oferta e quanto este imóvel gera de despesas, é possível o valor desejado de venda em pouco ou muito tempo.

Se você está precisando no momento de dinheiro, analise até quanto é possível dar de desconto visando recuperar rápido o valor inicial da propriedade. No entanto, se você não precisa de dinheiro imediato, venda somente se estiver perdendo oportunidades mais rentáveis, conforme destacamos acima.

Portanto, para decidir entre manter o aluguel ou vender imóvel para investir, avalie bem todas as suas opções! E, após a análise, decida por aquela que oferece mais segurança e satisfação para você!

Este texto foi interessante para você? Este é um assunto que nossos clientes da Mocambo Imóveis nos trazem com frequência. E caso você possua mais dúvidas sobre o mercado imobiliário, chame-nos! Teremos o maior prazer em respondê-las! Não deixe de conferir mais este post que preparamos: Investimento em Imóveis vale a pena?

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *