Apartamento na planta: cuidados na hora de comprar

Vai comprar um apartamento na planta? Confira cuidados que você precisa tomar antes de fechar o negócio!

Adquirir um apartamento na planta tem sido a opção de muitas pessoas em busca do sonho da casa própria. Nada como tem um cantinho para chamar de seu! No entanto, mesmo que o controle das contas seja importante, é imprescindível prestar atenção a alguns passos antes de efetivar a compra.

E são justamente esses passos que a Mocambo Imóveis trás para vocês neste post. Acompanhe conosco e conheça os cuidados fundamentais na hora de comprar um apartamento na planta!

Avaliação da Construtora e Incorporadora

apartamento na planta

A construtora é a empresa responsável pela execução da obra e por garantir a qualidade do empreendimento. E, antes de comprar um apartamento na planta, é importante conhecer o histórico dessa empresa.

Assim, analise a reputação da construtora no mercado, pesquise comentários sobre ela na internet. A visita a outros empreendimentos construídos por essa empresa também é importante. Observe as condições da construção e converse com proprietários sobre a qualidade dos serviços e cumprimento de prazos de entrega. Vale a pena ver, ainda, se a construtora possui pendências na justiça e também em órgãos de proteção ao consumidor.

É interessante também conhecer a incorporadora, a empresa responsável pela articulação dos negócios e formalização dos registros imobiliários. Converse com corretores e, também, complemente sua pesquisa visitando o site da empresa e sua estrutura física. Busque saber informações sobre o histórico das vendas e trabalhos realizados.

Conhecer a incorporadora e a construtora são os primeiros passos para fechar um bom negócio.

Maquete do empreendimento

apartamento na plantaUm dos itens que mais atraem o interessado é a maquete do empreendimento no estande de vendas. A maquete passa uma imagem de perfeição, com cores e riqueza em detalhes. E, neste momento, é importante tomar cuidado para não se iludir ou se enganar com a representação do empreendimento na maquete.

Além disso, não deixe de observar a posição do empreendimento em relação ao sol. Os apartamentos que recebem o sol da manhã, normalmente são mais procurados dos que o que recebem o sol da tarde. As apartamentos que recebem menos luz solar são os voltados ao sul, enquanto os voltados ao leste e oeste recebem sol de manhã e a tarde. Os apartamentos voltados para o norte recebem luz do sol do dia todo, sendo os preferidos pelos compradores.

Tenha provas materiais

apartamento na plantaSempre devemos garantir que o que foi acordado não fique somente no papel. Assim, guarde os materiais oferecidos referentes ao empreendimento, principalmente material de divulgação relativo ao projeto do apartamento. Ou seja, folhetos, vídeos, anúncios em jornais. Todo esse material pode servir, no futuro, como base de comparação entre o que foi entregue e o que foi prometido. Este material também pode servir como prova em caso de uma possível ação na justiça.

Documentos para venda de apartamento na planta

apartamento na plantaPara realizar a comercialização do apartamento na planta, a empresa responsável necessita registrar muitos documentos. Esses documentos são fundamentais para que a venda não seja irregular, o que deixaria o comprador propenso a fraudes e golpes.

Justamente por esse risco, jamais feche um negócio sem ter acesso antecipado a toda a documentação relacionada à construção. Assim, logo no início, peça uma cópia do documento memorial de incorporação da obra. Neste documento devem contar registos com detalhes de tudo o que será construído, os materiais e equipamentos usados. No memorial também deve constar os nomes dos responsáveis pela construção.

Este projeto já deve estar aprovado pela prefeitura e outros documentos precisam atestar a propriedade do terreno e o cálculo da área do imóvel.

Visite o local da obra

apartamento na plantaÉ importante conhecer o local onde seu apartamento na planta será construído. Assim, faça uma visita ao local, não se restringindo às informações que os vendedores passarem a você.

Visitando o local é possível obter dados da vizinhança, infraestrutura do bairro, movimento, qualidades das vias de acesso ao local, topografia do terreno, ruídos dentre outras informações. É possível, ainda, ter percepções reais do local, complementado as já obtidas através da maquete, como incidência de luz e vento.

Registros em cartório

apartamento na plantaA compra de um imóvel somente é reconhecida por lei quando os documentos estiverem devidamente registrados em cartório. O registro da escritura é a única maneira de atestar que o imóvel pertence à pessoa que pagou por ele.

No entanto, muitas pessoas, visando evitar custos extras, preferem não realizar esses registros em cartório, o que é um risco grande. Sem ter a garantia dos documentos devidamente registrados, o cliente pode ser enganado por incorporadoras com más intenções. E, neste caso, a pessoa não teria provas legais da posse do imóvel.

Portanto, ao adquirir um apartamento na planta ou qualquer outro imóvel, considere outros gastos, como as custas com cartório, em seu orçamento e não apenas o valor da compra. E nunca adie esses registros importantes, pois essa economia inicial pode custar bem caro futuramente.

Leia atentamente o contrato

apartamento na plantaA leitura do contrato não é somente um direito seu, mas é fundamental para garantir um negócio tranquilo. No contrato de compra e venda você encontrará todas as informações sobre a negociação e concordará com elas ao assinar o documento.

Portanto, gaste o tempo que for preciso para ler página por página do contrato. E solicite ao vendedor explicações de qualquer ponto que possa gerar dúvidas. Fazendo uma leitura detalhada é possível evitar cláusulas abusivas e negociar propostas do contrato.

 

Seguro

apartamento na plantaAo contratar um seguro no processo de compra e venda de um imóvel, este seguro visa garantir ambas as partes na negociação. Este seguro existe para proteger o comprador de eventuais irregularidades por parte da administradora, como proteger a administradora de inadimplência.

No entanto, alguns contratos registram somente a incorporadora como a beneficiária do seguro. E, em caso de indenização por atraso ou desistência da obra, esta seria custeada somente pelo comprador. Assim, para evitar esse tipo de problema, certifique-se de que você, como comprador, também conste como beneficiário do seguro antes de fechar negócio.

Custos extras

apartamento na plantaComo já mencionamos anteriormente, os custos da compra de uma propriedade não se limitam ao valor do imóvel. E, comprando um apartamento na planta, o comprador custeará ainda algumas taxas com escritura pública, registro de imóveis e o ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Além disso, no caso de financiamento do imóvel após a entrega das chaves, é preciso considerar também os custos com o INCC – Índice Nacional de Custo da Construção. Este índice tem a finalidade de apurar a evolução dos custos das construções habitacionais.

Caso tenha dúvidas sobre a legalidade de uma cobrança, recomendamos que contate um advogado para que o oriente durante o processo.

E, para evitar imprevistos, o planejamento financeiro é essencial! Assim, inclua em seu orçamento despesas com impostos e documentação além do valor da compra do apartamento na planta.

Gostou das informações? Realizando o planejamento financeiro, e atentando-se às informações apresentadas neste texto, você já pode se preparar para adquirir seu apartamento na planta!

Não deixe de conferir também este texto que a Mocambo Imóveis preparou para você: Apartamento Térreo: Vantagens e Desvantagens.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *