Comprar apartamento na planta ou pronto: qual é o melhor?

A vida adulta exige muitas decisões e escolhas importantes e uma delas é comprar um imóvel. Mas essa escolha traz consigo uma grande dúvida: comprar um apartamento na planta ou pronto? Considerando que para as duas opções há vantagens e desvantagens, nós da Mocambo Imóveis fizemos uma lista de prós e contras para ajudar a sua decisão sobre imóveis a venda. Continue lendo e veja como escolher!

O apartamento pronto

O imóvel pode ser um apartamento novo que foi colocado à venda, após a obra ser finalizada, ou um usado que, neste caso, pode ser mais antigo.

Vantagens de comprar um imóvel pronto:

  1. A mudança é mais rápida

Essa é uma boa opção para quem não pode ou não deseja esperar muito para se mudar. O imóvel pronto, na maioria das vezes, possibilita que a mudança aconteça mais rapidamente. Normalmente, do fechamento do contrato até a mudança, o período não ultrapassa 60 dias.

  1. Mais segurança

Comprar um imóvel pronto é mais seguro pelo fato de ele já existir e você literalmente vê o que está comprando, não havendo a preocupação com o atraso de obras ou, em caso extremo, de o imóvel não ser entregue. A mudança tende a ser rápida desde que toda a documentação esteja regularizada e não há o risco de pagar por algo que não irá receber.

  1. Possibilidade imediata de financiar apartamento

Quando optamos por um imóvel pronto, há a possibilidade de conseguir um financiamento de imóvel de imediato, de acordo com a capacidade financeira no momento. Normalmente a entrada exigida varia entre 10% a 30% do valor total para a compra.

Desvantagens de comprar um imóvel pronto:

  1. Imóveis prontos são mais caros

Imóveis já prontos tratam-se de imóveis já valorizados. Ou seja, o imóvel na planta possui preço de mercado e de comparação atual e o imóvel já pronto já foi construído com outros valores e outros parâmetros de mercado. Dessa forma, até mesmo os imóveis mais usados ou mais antigos podem ser mais caros do que um imóvel adquirido na planta.

  1. Pode existir a necessidade de reformas

Quando o imóvel é usado é muito provável que possua algum problema devido à deterioração pelo uso, como infiltrações, mofo, pisos quebrados. Assim, consertos, reparos ou reformas para uma mudança com maior segurança e tranquilidade podem ser necessários.

  1. Risco de não analisar corretamente a documentação

O maior risco dessa opção refere-se à necessidade de uma análise minuciosa da documentação. É fundamental ter o respaldo de uma imobiliária e corretores experientes capazes de identificar possíveis divergências. Há casos onde as pessoas perderam o imóvel adquirido por falta de conferência e precauções necessárias.

A orientação em caso de um imóvel pronto é analisar cuidadosamente as opções e os benefícios a serem obtidos com a negociação para ter a certeza de que está fazendo um bom negócio. Mas, sobretudo, tenha a segurança jurídica e documental necessária antes mesmo da assinatura do contrato.

O apartamento na planta

Este tipo de apartamento para venda é o mais procurado por aqueles que desejam sair do aluguel e, para tanto, algumas vantagens justificam essa preferência.

Vantagens de comprar um imóvel na planta:

  1. Imóveis na planta são mais baratos

As condições de pagamento oferecidas pelas construtoras são atrativas. Geralmente, o cliente paga 30% do valor do imóvel até o recebimento das chaves, fazendo o pagamento do montante restante por meio de um financiamento com taxas muito baixas ou quita o valor. Um imóvel na planta é mais barato do que um pronto, por não estar ainda valorizado. Esse valor mais baixo é devido à espera necessária até que as obras sejam concluídas para a entrega das chaves.

  1. Não há a necessidade de grandes reformas

A infraestrutura de um imóvel na planta é nova, o que evita os custos com manutenção, grandes reformas ou grandes alterações. Além disso, você poderá desfrutar do conforto de morar em um local onde ninguém morou antes. Você conta ainda com a valorização posterior do imóvel.

  1. Maior possibilidade de negociar o valor

Quando optamos por comprar um imóvel na planta, há a possibilidade de negociar quando o empreendimento ainda está em sua fase de lançamento ou na fase de obras. Além disso, um imóvel na planta proporciona maior facilidade de parcelamento de pagamento durante a obra, se comparado ao imóvel usado, o qual geralmente se compra somente à vista ou financiado.

Desvantagens de comprar um imóvel na planta:

  1. Possibilidade de valorização na planta

A valorização é uma vantagem após o imóvel ser entregue, mas se acontece durante a construção e financiamento é uma condição bem desfavorável. Essa valorização faz com que as parcelas aumentem, o que pode impedir o financiamento de apartamento.

  1. Maiores riscos e mais demora

Comprar um imóvel na planta apresenta mais riscos do que comprar um já pronto, visto que há a necessidade de esperar que a obra seja finalizada. Além da espera pelo término da construção para mudar, é preciso considerar o risco de a construtora atrasar, haver problemas na entrega, atrasos pela não aprovação na vistoria ou, em caso extremo, de a construtora pedir falência. Portanto, é recomendado analisar o histórico e a reputação da construtora antes de fechar qualquer negócio.

  1. Reajustes relacionados à construção

Após o pagamento da entrada do imóvel, há um reajuste nas parcelas relacionado a algum índice da construção civil, como o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), por exemplo, o qual é aplicado sobre o valor restante da dívida após o desconto do valor já entregue à construtora, fator este que pode deixar o saldo devedor bem maior do que o esperado.

Afinal, compensa comprar um apartamento pronto ou na planta?

Definitivamente não se pode afirmar qual das duas opções é a melhor, se apartamentos a venda prontos ou na planta, visto que cada uma das possibilidades atende um perfil de público específico.

Dessa forma, as pessoas mais conservadoras e que desejam uma mudança mais ágil, recomendamos que opte pelo imóvel pronto. Mas aqueles que buscam economia e podem esperar até que as obras terminem, recomendamos que a escolha seja adquirir um imóvel na planta.

Portanto, para a melhor escolha é importante analisar os prós e os contras de cada uma das possibilidades, verificando qual delas se encaixa melhor a seu perfil, pessoal e financeiro, no momento da compra. No entanto, o respaldo de uma imobiliária e corretores de confiança reduz a possibilidade de riscos independentemente da opção escolhida.

PS: Criei um vídeo especial sobre: Saiba Qual é o Melhor Andar Para se Morar Antes de Comprar ou Alugar um Apartamento em Itatiba.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *