Apartamento térreo: vantagens e desvantagens

Verifique se morar em um apartamento térreo é mesmo uma boa ideia!

Ao adquirir um imóvel, muitas características precisam ser avaliadas para que a pessoa esteja segura de que fez a melhor escolha. Assim, aspectos internos e externos do imóvel precisam ser analisados. Mas será que morar em um apartamento térreo é uma boa escolha?

Para responder a essa pergunta, e visando mostrar as vantagens e desvantagens de escolher um apartamento térreo como moradia, a Mocambo Imóveis trouxe um artigo especial! Temos a certeza de que você encontrará muitas respostas para seus questionamentos! Confira conosco!

Não ter elevador ou escadas

apartamento térreoVantagens:

Locomoção. O apartamento térreo garante melhor locomoção e acesso rápido para quem deseja se locomover com facilidade. Sem precisar de escadas e elevadores, a pessoa entra e sai de sua casa com maior agilidade e liberdade, sendo muito fácil, também, trazer as compras do mercado.

Esses apartamentos são muito atrativos para pessoas idosas e com deficiência, que possuem uma mobilidade reduzida. E também vantajosos para quem possui animais de estimação, pois passear com eles não causará incômodo a vizinhos.

Taxa do elevador. Outra vantagem de morar no térreo é não pagar a taxa de condomínio referente ao uso do elevador.

Desvantagens:

Barulho. O barulho normalmente é mais intenso no térreo, pois seu apartamento estará no caminho de circulação de todos os outros moradores. E, fora o barulho de moradores, pode existir o ruído da rua. Este pode ser de carros passando e acessando a garagem, de pessoas conversando ou a movimentação do comércio local.

Menor privacidade. Dependendo do projeto do prédio, diariamente você lidará com pessoas passando próximo às suas janelas. Isso pode fazer com que você necessite manter as cortinas e janelas fechadas para ter privacidade.

Falta de iluminação e ventilação natural. Com a estrutura alta do empreendimento, esta pode se tornar uma barreira para gerar sombra e impedir a circulação de ar e vento no apartamento. Em casos mais extremos, a unidade térrea pode se tornar úmida, gerando problemas aos moradores com alergias respiratórias.

Mudanças

apartamento térreoVantagens:

A facilidade para mudanças e trazer novos móveis e objetos para a casa é indiscutível. Trazer e retirar móveis do apartamento térreo são atividades rápidas muito vantajosas aos moradores que optam por esse andar.

Desvantagens:

O olhar de curiosos. Vizinhos curiosos sempre saberão sobre móveis recém adquiridos ou alguma alteração/reforma que fizer em sua residência.

Imóvel térreo é mais barato

apartamento térreoVantagens:

Sem dúvida o valor é um dos maiores atrativos para quem preza por economia para a aquisição do imóvel. Normalmente, os apartamentos localizados nos primeiros andares são mais baratos do que o das unidades mais altas. Mas o apartamento térreo possui o menor valor no mercado.

Dessa forma, justamente pelo valor mais baixo, o apartamento térreo atrai interessados em negociações imobiliárias mais econômicas e acessíveis. Ou seja, é uma garantia ao proprietário de uma venda ou locação mais rápida para uma necessidade futura.

Vista para o jardim. É possível, ainda, dependendo do empreendimento, ter vista para o jardim, o que garante um ambiente agradável ao olhar pela janela do apartamento térreo. Em alguns casos é possível, até mesmo, ter mais espaço para cultivar plantas em vasos ou no próprio jardim.

Desvantagens:

Vista por vezes desprivilegiada das janelas e varandas. Optar por apartamentos mais baixos ou térreos pode significar um valor mais baixo, mas também a ausência de belas paisagens.  A vista em unidades térreas pode ser da portaria, muros e acesso a garagem, tornando o espaço confinado e, até mesmo, um pouco sufocante aos moradores.

Lidar com alguns problemas estruturais. Isso pode ocorrer porque a base da construção tende a sofrer mais com o balanço natural, ocasionando rachaduras nas paredes.

Possibilidade de maior área externa

apartamento térreoVantagem:

Dependendo da configuração do empreendimento, o apartamento térreo pode contar com o privilégio de um pátio externo para uso particular. E, se esta área não for totalmente coberta, pode-se cultivar plantas em vasos e pequenos jardins.

Desvantagem:

Menor segurança. Se o empreendimento não contar com sistemas de segurança como cercas elétricas, câmeras, serviço de portaria com equipes capacitadas, morar no térreo pode ser menos seguro. E essa questão pode ser mais complicada se possuir crianças na casa.

Conclusão

Apesar de notarmos que as vantagens de morar em um apartamento térreo são menores do que as desvantagens analise tudo cuidadosamente. Seu perfil e necessidades são quem definirão se morar em um apartamento térreo é ou não uma boa escolha. Portanto, avalie individualmente cada empreendimento, considerando que cada edifício possui suas características.

Essas características podem oferecer possibilidades diferentes de prédio para prédio para quem opta pelo térreo, assim, pesquise! Além disso, utilizando nossa listagem de vantagens e desvantagens, a sua análise de custo-benefício será muito mais facilitada.

Gostou do texto? Ainda em dúvida sobre a escolha do imóvel? A Mocambo Imóveis possui apartamentos e casas em toda a cidade de Itatiba-SP que, certamente, atenderão ao seu perfil. Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em apresentar-lhe o imóvel ideal.

Não deixe de conferir este texto que preparamos para você: Vantagens de Morar em Apartamento.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *