Cidade de Itatiba: a cidade para quem busca qualidade de vida

cidade de Itatiba

A cidade de Itatiba é um município do estado São Paulo que faz parte da Região Metropolitana de Campinas e é a terceira melhor cidade para se viver no Brasil de acordo com o IFDM 2010 – índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, realizado periodicamente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A distância entre a cidade de São Paulo e a cidade de Itatiba é de 86,6 km e o tempo aproximado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 1 hora e 16 min. Já a distância entre as cidades de Campinas e Itatiba é de 32,3 km, e a viagem de carro dura 37 min. Assim, Itatiba oferece a tranquilidade de morar no interior estando próxima a grandes cidades.

Com uma população estimada em 130 mil habitantes, a cidade faz parte do polo turístico do Circuito das Frutas, juntamente com os municípios de Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. No circuito das frutas, Itatiba é a cidade do caqui. Além disso, Itatiba é um grande polo moveleiro, sendo tradicional na produção de móveis coloniais.

Falando um pouco da história da cidade de Itatiba, a sua fundação ocorreu em meados do século XVIII (por volta de 1750) quando fugitivos das cidades de Atibaia e Piracaia desceram pela mata e encontraram a região cujo solo era extremamente fértil. Em seguida, instalaram-se no local dando início a uma pequena comunidade que foi crescendo aos poucos conforme a notícia da riqueza da terra se espalhava e mais e mais famílias de Atibaia e Jundiaí se alojavam na região.

A Vila do Belém de Jundiaí, como Itatiba foi inicialmente chamada, foi promovida a cidade em 1876. Entretanto, a alteração do nome se deu um ano mais tarde, em 1877, quando a vila passou a ser chamada de Itatiba, que quer dizer “muita pedra” na língua tupi (Ita = pedra + Tiba = grande quantidade).

A primeira riqueza de Itatiba foi o café. A cidade cresceu muito economicamente com a produção de café, mas foi após as crises cafeeiras, em 1929, que as indústrias de produção de fósforos, calçados e têxteis se instalaram na cidade.

E foi a partir de 1960 que as primeiras indústrias ligadas ao ramo moveleiro, cuja característica principal era a produção de móveis em estilo colonial, chegaram à cidade. Assim, Itatiba passou a ser conhecida como “a Capital Brasileira do Móvel Colonial” justamente por essa especialidade no mercado moveleiro.

Nos dias atuais, houve uma grande diversificação da indústria e um moderno Distrito Industrial se instalou na cidade, mas, no entanto, não se pode deixar de destacar a relevância da agricultura em Itatiba, com grande ênfase para as produções de vagem e de caqui, muito importantes na atualidade. A cidade possui, ainda, grande potencial turístico, onde atividades ligadas ao turismo rural, histórico-cultural e eventos são realizadas.

Itatiba possui uma localização privilegiada. Em virtude de a cidade ter sido edificada em colinas, com uma beleza natural notadamente reconhecida, recebeu o codinome de “Princesa da Colina”, mas também foi chamada por muito tempo como a Suíça Paulista. A cidade ainda possui um excelente clima e durante todo o ano dispõe de um dos menores índices de poluição do Brasil no que se refere a cidades de médio porte.

Morar na cidade de Itatiba significa priorizar uma melhor qualidade de vida em uma aconchegante cidade do interior de São Paulo, mas que oferece todas as facilidades das grandes cidades. Ou seja, optar por viver na cidade de Itatiba é oferecer a você e sua família bem-estar, conforto e muita satisfação, sem dispensar a liberdade e a segurança essencial nos grandes centros urbanos.

PS: Criei um post especial sobre Itatiba: a cidade que nasceu às margens do Rio Atibaia

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *