Como manter o jardim bonito?

Confira alguns segredos para que o seu jardim esteja sempre bem cuidado!

Ter um jardim em casa é lindo! Mas para manter o jardim bonito é preciso ter alguns cuidados! Esses cuidados ajudam as plantas a crescerem fortes e saudáveis em qualquer estação do ano. E, escolhendo a planta certa e mantendo os cuidados corretos, aumentam as chances de ter um jardim lindo a saudável.

Além disso, ter contato com a natureza pode ser uma excelente alternativa para conquistar uma vida mais tranquila! Acompanhe as dicas selecionadas pela Mocambo Imóveis para manter o jardim bonito em qualquer estação.


Manter o jardim bonito é manter o jardim aparado

manter o jardim bonitoEste é o primeiro passo para manter o jardim bonito. Assim, podar as plantas e aparar o gramado é fundamental. Folhas e flores secas precisam ser retiradas para evitar a proliferação dos fungos. Galhos quebrados ou doentes devem ser retirados para garantir uma planta mais forte e saudável. Para eliminar um galho, este deve ser cortado rente ao caule. Caso contrário um novo galho nascerá da parte do que restou.

 

 

Cuidado para não regar demais

manter jardim bonitoDevemos regar mais as plantas no verão do que no inverno. Mas, mesmo no verão, não podemos encharcar demais as plantas. O abuso da água ocasionará o apodrecimento de raízes, ou seja, matará a planta.

Além disso, busque regar, durante o verão, o jardim e as plantas ao amanhecer ou entardecer. Regando em pleno sol pode ocorrer a evaporação total da água ou a queimadura das folhas já que a água funcionará como uma lupa combinada com o sol.

Já no inverno, também não podemos regar demais para manter o jardim bonito. No inverno o sol é mais fraco, assim como a evaporação da água. Portanto, cuidado para não regar demais as plantas principalmente as que ficam na sombra. Pois, como no verão, o excesso de água pode apodrecer as raízes.

Fique atento às pragas

manter o jardim bonitoPrecisamos estar atentos às pragas em todas as estações, embora tenham maior força na primavera. Esteja atento aos sinais, pois um fungo não controlado pode devastar todo o jardim. Mas quais sinais são estes? As folhas, geralmente, são as primeiras a sentirem o ataque por serem mais sensíveis. As folhas podem ficar secas, com furos ou enrugadas se atacadas por pragas. Fique atento também às formigas subindo na planta!  Isso pode ser a indicação de sugadores, como os pulgões ou a cochonilha.

Contra os pulgões temos uma receita simples! Basta passar um pouco de espuma de sabão de coco sobre as folhas das plantas, retirando a espuma após duas horas.

 

Mantenha o jardim bonito e a calçada também

manter o jardim bonitoPesquise sobre a espécie que quer plantar em seu jardim. Conheça o desenvolvimento da planta escolhida. O fícus, por exemplo, é uma planta maravilhosa, mas você pode se frustrar ao plantá-la na calçada. O fícus possui raízes bem fortes que podem destruir a calçada e tubulações.

Se pretende plantar uma árvore, outra dica importante é consultar as determinações do órgão ambiental de sua cidade. Isso porque o fícus, por exemplo, é proibido por algumas cidades em determinadas áreas.

Cuidados especiais com o inverno

pexels-photo-542401Para manter o jardim bonito é preciso estar atento a detalhes, principalmente em estações mais frias. No inverno, nosso conselho é escolher as espécies certas para cultivar! Pois as plantas diminuem sua velocidade de crescimento, acumulando para retornarem saudáveis na primavera. Algumas espécies de plantas e flores são mais sensíveis à chegada do frio. Assim, opte por plantas mais fortes que ficam até mais bonitas no inverno. Como, por exemplo, ipê roxo, primaveras, pata de vaca, azaleia, gardênia, camélia e tulipa. Tulipas amam o inverno, pois queimam com facilidade com pouca umidade. E as azaleias florescem no inverno e podem ser usadas em canteiros ou em vasos.

Gostou de nossas dicas? A Mocambo Imóveis também se preocupa com cuidados com seu jardim! Está pesquisando sobre decoração de sua casa ou apartamento? Veja também este texto interessante que preparamos para você: Sofá ideal: saiba como escolher o melhor.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *