Como saber se o valor do aluguel é justo?

Está procurando imóvel para alugar em Itatiba? Muitas vezes, vincular um valor de aluguel baixo a um imóvel que atenda às necessidades e expectativas do futuro inquilino pode ser um grande desafio. E é justamente por isso que analisar o imóvel que ofereça o melhor custo-benefício é bem mais vantajoso do que buscar pelo melhor preço.

Mas se em suas pesquisas você encontrou um apartamento em Itatiba ou casa que atenda às suas expectativas, porém está em dúvidas se o aluguel está sendo cobrado de maneira justa, saiba que muitos aspectos devem ser levados em consideração para concluir se o valor cobrado está dentro ou fora da expectativa do mercado.

Na prática, a chamada lógica imobiliária leva em consideração várias questões como tamanho do imóvel, conservação, idade do imóvel, localização, número de cômodos, acabamento, vagas de garagem, opções de lazer, área construída etc. para concluir o valor de aluguel a ser cobrado.

Assim, separamos algumas dicas para você verificar se o valor do aluguel do imóvel que você está procurando é justo!

Conte com boas imobiliárias em Itatiba

Opte por imóveis para alugar que estejam cadastrados em uma imobiliária experiente e de confiança, como a Mocambo Imóveis. Disponibilizamos profissionais capacitados para fazer medições baseadas nas normas do COFECI (Conselho Federal de Corretor de Imóveis) e da ABNT, que acompanham o valor do metro quadrado das regiões, que conhecem e entendem o mercado onde atuam e são capacitados para, por fim, definir valores de aluguel justos. Dessa forma, sua negociação é facilitada com maiores chances de chegar a um valor apropriado e fazer um bom negócio.

Faça pesquisas pela Internet

Este procedimento é simples: pesquise o quanto estão cobrando nas redondezas onde se situa o imóvel alvo. Selecione imóveis com características semelhantes às da casa ou apartamento para alugar que você deseja, como quantidade de dormitórios, vagas de garagem, metragem, área externa etc. e faça as comparações.  Para isso utilize um site para aluguel de casas.

Verifique onde o imóvel está localizado

É possível encontrar imóveis para alugar com características parecidas em um mesmo bairro, porém, com valores de alugueis diferentes. Isso porque é importante considerar alguns pontos que influenciam no valor final como:

– se o imóvel está próximo a vias de acesso de ônibus e metrô;

– se o imóvel está próximo a comércios, supermercados, parques etc.;

– se a vizinhança é calma ou bastante ruidosa;

– a posição da construção do imóvel, se está em aclive ou declive.

 Verifique o tempo de construção

Obviamente, casas ou apartamentos mais antigos exigem mais manutenção e, portanto, possuem um valor de aluguel mais barato. Em outras palavras: quanto mais novo o imóvel, mais caro será o aluguel.

Ademais, a conservação do imóvel e do condomínio (se for o caso) também conta muito para baratear ou encarecer o aluguel de imóveis.

Necessidades do proprietário 

É muito comum que o proprietário, após a avaliação realizada pela imobiliária, considere no valor do aluguel as suas próprias necessidades de retorno de investimento, aumentando o aluguel. Neste caso, o próprio locador pode correr o risco de demorar muito para alugar seu imóvel ou, ainda, perder dinheiro mantendo o imóvel vazio.

Portanto, recomendamos aos proprietários de imóveis que confiem na avaliação realizada pela imobiliária contratada, que necessita ser uma empresa experiente, aumentando, assim, suas possibilidades de alugar o imóvel rapidamente. Pois, vale muito mais a pena alugar casas por um aluguel mais baixo do que arcar com o custo de manter o imóvel vazio.  Uma imobiliária de confiança possui todo o conhecimento de como anunciar apartamento para alugar ou casa de maneira rápida e segura.

Gostou das dicas? Entre em contato com a Mocambo Imóveis e confira as melhores opções de casas para alugar em Itatiba. A casa dos seus sonhos está esperando por você na Mocambo!

PS: Criei um post especial sobre 9 Passos para Alugar um imóvel em Itatiba

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *