Comprar apartamento: na planta, novo ou usado?

Decidiu comprar apartamento, mas está em dúvida se compra usado, novo ou na planta? Este texto ajudará sua escolha!

Para quem pretende investir em um apartamento, a dúvida sobre qual comprar, se na planta, novo ou usado é muito comum. Independentemente da sua escolha, cada uma das três opções possuem suas características, vantagens e desvantagens. Assim, antes de comprar apartamento vale a pena analisar cuidadosamente essas características.

Para fazer um bom negócio, analise suas necessidades, perfil, expectativas e cuidadosamente as opções disponíveis no mercado. E, para ajudá-lo a tomar uma decisão acertada, confira as particularidades de cada modalidade  e dicas que trazemos para vocês!

Prós e contras do apartamento na planta

comprar apartamentoEssa é a opção que costuma ter o melhor preço quando o financiamento é feito no período de lançamento do empreendimento. Nessa fase inicial, as construtoras normalmente oferecem descontos muito bons ao comprar o projeto na planta. Assim, esta acaba sendo uma opção muito vantajosa para quem tem o objetivo de comprar apartamento para investir. E, em uma venda futura, o lucro pode ser significativo com a valorização do bem. Além disso, a vantagem de ser o primeiro morador garante a boa qualidade dos elementos para uso.

Mas esta modalidade possui sua desvantagem, que é ter que esperar para usufruir do imóvel. Além disso, é comum que ocorram demoras na entrega por parte da construtora do empreendimento, excedendo o tempo prometido. E isso gera dores de cabeça principalmente se a pessoa faz planejamentos baseados no prazo de entrega. Por isso, recomendamos uma pesquisa cuidadosa sobre a idoneidade da construtora, verificando se costuma cumprir seus prazos.

Outra desvantagem é você não saber exatamente como será o imóvel e a qualidade do acabamento a ser entregue. Pois sua base é somente em maquetes ou no modelo decorado.

Prós e contras do apartamento novo

comprar apartamentoAo comprar apartamento novo a principal vantagem é já poder contar com um apartamento pronto para morar, podendo mudar-se rapidamente. Além disso, você terá a oportunidade de morar onde ninguém morou, tendo os elementos da casa em perfeitas condições. E, diferentemente do apartamento na planta, você vê e sabe exatamente o que está comprando. Você sabe a qualidade dos elementos e do acabamento oferecidos. Comprando um apartamento novo você ainda pode fazer o financiamento de 100% do valor do imóvel.

O ponto negativo seria o valor, que é bem mais elevado do que se fosse comprado na planta ou quando comparado ao imóvel usado.

Prós e contras do apartamento usado

comprar apartamentoOptando pela compra de um apartamento usado, o preço costuma ser mais atrativo do que o de um apartamento novo. Pois o imóvel usado, normalmente, tem o melhor preço no mercado. Outra vantagem é a grande variedade de opções e você pode optar pelo imóvel que mais atende às suas necessidades.

No entanto, é possível encontrar imóveis muito antigos ou em má condições, o que poderá demandar reparos ou reformas. E os custos desses serviços precisam ser cuidadosamente considerados a fim de que o negócio de fato valha a pena. Entretanto, negociar um desconto no valor total, já que precisará investir em melhorias após a compra, pode ser um ponto positivo.

Assim, para evitar dores de cabeça e um mau negócio é preciso pesquisar bastante antes de assinar contrato. Outro ponto negativo ao comprar apartamento usado é não ser possível fazer 100% do financiamento do valor do imóvel.

Verifique a idoneidade dos vendedores

Ao adquirir um imóvel podemos estar lidando com um sonho, mas não é um momento para sermos emocionais demais. Ou seja, não podemos deixar que a  ansiedade atrapalhe nossa análise crítica. Por isso, como o valor a ser investido será alto, é muito importante estar atento a todos os processos antes de fechar negócio.

Faça pesquisas na internet acerca da seriedade de construtoras e imobiliárias com as quais pretende negociar. Converse com pessoas que já adquiriram apartamentos com essas empresas e verifique se estão satisfeitos. E, acima de tudo, exija toda a documentação necessária do imóvel e do proprietário, verificando se este é mesmo dono do imóvel.

Recomendamos que um investimento desses seja realizado por meio de uma empresa de confiança, para a redução de riscos, mas você pode comprar apartamento direto com o proprietário. No entanto, esteja bastante atento à documentação necessária e solicite um advogado para a elaboração do contrato.

Realize várias visitas ao imóvel que pretende comprar

comprar apartamentoVisitando o imóvel ou o empreendimento é possível verificar se as informações passadas pelo vendedor condizem com a realidade. Mas, para garantir sucesso em sua análise, recomendamos que sejam realizadas visitas em dias e horários diferentes.

Dessa forma, você conhece a vizinhança, sabe se seus vizinhos são barulhentos ou não e verifica características do imóvel. Ou seja, a quantidade de luz natural em cada cômodo, ventilação, posição do sol e sombreamento.   Visitando criteriosamente o apartamento, portanto, você tem a possibilidade de escolher um patrimônio mais bem valorizado futuramente. Tenha em mente que apartamentos localizados em andares mais altos e com maior incidência solar são mais valorizados no mercado.

Tire um bom tempo para a leitura do contrato

Leia o contrato cuidadosamente, folha por folha. E não importa quanto tempo essa leitura possa levar, ler o contrato é um direito seu. E, além de um direito é uma maneira de evitar riscos e desentendimentos com os responsáveis pelo imóvel futuramente.

Portanto, dedique-se a entender todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. O que não é interessante (e perigoso) é assinar um contrato sem entender ou possuir dúvidas do que está sendo assinado. E, se for o caso, contrate um advogado para auxiliá-lo nessa tarefa de leitura, garantindo mais tranquilidade e segurança para você. Com esse apoio você fica mais confiante para tomar decisão.

Comprar apartamento é uma grande realização na vida de qualquer pessoa, e é um processo que precisa ser feito depois de muita análise. Garanta que o negócio esteja sendo feito com empresas/pessoas idôneas e de confiança, eliminando riscos na negociação.

Ainda há dúvidas sobre o assunto? Nós da Mocambo Imóveis teremos o maior prazer em solucioná-las! Contate-nos! Temos apartamentos à venda na cidade de Itatiba-SP em diversos bairros. Com certeza, um deles pode ser o imóvel de seus sonhos! Veja também este texto que pode ser de seu interesse: Apartamento na planta: cuidados na hora de comprar.

1

Um comentário em “Comprar apartamento: na planta, novo ou usado?

  • 30 de abril de 2018 em 23:37
    Permalink

    Aquisição de imóvel gera muitas dúvidas na hora de escolher qual a melhor opção, valeu pelas dicas!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *