Comprar ou alugar um imóvel em Itatiba: o que é melhor?

Comprar ou alugar um imóvel? veja as vantagens e desvantagens em cada situação.

Normalmente, a casa própria torna-se a maior e mais alta despesa que fazemos em nossas vidas. Ou seja, comprar a casa própria é uma despesa longa, um alto custo, uma decisão muito importante! Mas quando comprar e quando alugar um imóvel?

Não existe resposta certa ou errada, pois nos dois casos há vantagens e desvantagens. E nós da Mocambo Imóveis estamos aqui para te ajudar a decidir se vale a pena comprar a casa própria ou se vale a pena alugar um imóvel em Itatiba, analisando a melhor alternativa de acordo com o seu perfil.

Vantagens e desvantagens de comprar um imóvel

Vantagens:

  1. Realização pessoal

Em nossa sociedade é extremamente forte a questão de possuir a casa própria. E adquirir um imóvel é um dos maiores sonhos do brasileiro, sendo uma realização pessoal almejada por muitos.

A compra do primeiro imóvel está relacionada à realização de um sonho, não tratando simplesmente da aquisição de um produto. E, desde que sejamos racionais, essa busca do sonho é extremamente válida.

  1. Liberdade de personalização

O fato de o imóvel ser seu é a principal vantagem de comprar um imóvel. Quando você é o dono você tem a liberdade de fazer em seu imóvel tudo o que sua criatividade e bolso permitirem: pintar, reformar, furar, trocar portas e janelas, sem a necessidade de pedir autorização. Além disso, você conta com a tranquilidade de viver sob o teto que é seu.

  1. Possibilidade de valorização do imóvel

Obviamente, se o preço do imóvel sobre o bem se valoriza e há chances de uma boa venda no futuro. Há ainda a possibilidade de essa valorização do imóvel superar outros investimentos financeiros.

Considerando que estamos em um momento de crise, é possível conseguir um excelente custo-benefício. Esses preços provavelmente voltarão a subir com a melhora da economia do país, aumentando o percentual de valorização.

  1. O valor do contrato de financiamento não se altera

É importante considerar também, no caso de financiar um imóvel, que um contrato de financiamento não sofre alterações como o contrato de aluguel, o qual sofre alterações periódicas.

Além disso, o financiamento acaba sendo uma “poupança forçada”. Apesar das taxas e juros, pagar o financiamento de algo que será seu é um investimento válido para aqueles que não conseguem guardar dinheiro todos os meses por conta própria.

  1. Os imóveis estão mais baratos

2017 é um bom ano para comprar imóveis, pois, além da baixa dos custos devido à crise, os descontos e promoções são contínuos, com o objetivo de reaquecer o mercado.

Se você possui dinheiro disponível é possível fechar um ótimo negócio, seja negociando o pagamento à vista ou oferecendo um bom valor de entrada para a redução do prazo do financiamento.

Desvantagens

  1. Desvalorização do imóvel

Da mesma forma que há a possibilidade de valorização dos imóveis, também é possível que a desvalorização aconteça. Assim, existe o risco de o bairro onde o imóvel se encontra ser desvalorizado, desvalorizando assim, a residência adquirida gerando perdas ao dono.

  1. Imobilização de dinheiro

Um imóvel imobiliza seu capital, ou seja, o valor do imóvel é um dinheiro seu, mas que só pode ser usado quando você vender a casa. E não se pode garantir e venda pelo mesmo preço investido na compra.

  1. Risco de inadimplência

Uma desvantagem de comprar um imóvel, em caso de financiamento, é a chance de as parcelas serem bem maiores do que o valor do aluguel. Isso pode comprometer a capacidade de pagamento das parcelas, perdendo-se todo o valor investido naquele imóvel para o banco e ficando sem ele.

  1. Pagar muito além do que o imóvel vale

Corre-se o risco de pagar mais do que o imóvel vale em casos de financiamento, devido ao valor alto de juros e taxas. Assim, o valor ao final do financiamento pode ser maior do que se o imóvel fosse pago à vista.

Vantagens e desvantagens de alugar um imóvel:

Vantagens

  1. Menos gastos

Os gastos com o pagamento mensal do aluguel são muito inferiores aos gastos de quem adquire um imóvel à vista ou por financiamento e, além disso, as melhorias no imóvel como reformas são de responsabilidade do proprietário.

  1. Menos compromisso 

Outra vantagem do aluguel é que seu comprometimento dura enquanto durar o contrato. E, assim que o contrato acabar, você pode alugar outro imóvel. O contrato de aluguel é um contrato curto, sendo simples entrar e sair dele. E, no quesito financeiro, apesar de não haver a possibilidade de retorno, os valores investidos costumam ser menores do que na compra.

  1. Menos dinheiro necessário no início

Para alugar um imóvel o indivíduo não precisa mobilizar todo o dinheiro que possui comprometendo outras atividades importantes, como viagens, lazer, vestuário. Além disso, os gastos que se tem com o aluguel são muito inferiores aos gastos que um financiamento ou o valor total de um imóvel requerem.

  1. Maior mobilidade geográfica

Outra vantagem de morar de aluguel é ter mais facilidade e liberdade em termos de mobilidade. Se o bairro começar a ficar violento, se houver problemas com vizinhos barulhentos, simplesmente procure outro lugar para morar. Se for necessário sair antes do término do contrato, pague a multa e mude-se.

O aluguel é indicado em casos de necessidade de mudança contínua de cidade ou país. O aluguel também é perfeito para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho ou que têm a possibilidade de mudar de emprego a qualquer momento.

  1. Maior possibilidade de escolha

Ao alugar um imóvel, pode-se, normalmente, morar em uma residência com padrão e localização melhores do que se poderia comprar.

Assim, não precisamos ficar presos a um local longe do trabalho/faculdade ou, no caso de muitos casais, a uma residência que pode ser grande demais enquanto os filhos não chegam ou pequena demais depois que os filhos chegaram. Assim, este processo pode ser feito de maneira gradativa, com o casal iniciando a vida com um imóvel menor e que vai aumentando conforme a família cresce.

Desvantagens

  1. Instabilidade

Uma desvantagem em alugar um imóvel é não possui a estabilidade de ficar no imóvel até quando desejar. O proprietário pode solicitar a sua saída, mesmo sendo um bom pagador e cuidando muito bem do imóvel.

Obrigatoriamente o dono do imóvel precisa, primeiramente, oferecer o imóvel ao locatário, mas este precisa ter interesse e condições de comprá-lo.

     2. Pagar por algo que não é seu

A maior crítica de quem mora em imóveis alugados é pagar por algo que não me pertence. Alguns têm até a sensação de estarem pagando o imóvel no lugar do dono. Esta, entretanto, não é uma visão equivocada, mas é um tanto quanto simplista. É preciso entender o contrato de aluguel como a contratação de um serviço na qual se-adquire o direito de utilizar um imóvel que não lhe pertence.

    3. Necessidade de garantia vinculada ao contrato de aluguel

No fechamento do contrato de aluguel o proprietário solicitará alguma forma de garantia e a mais comum é o fiador.

Outra forma de garantia é o seguro-fiança feito com uma seguradora. Este seguro custa de 2 a 3 vezes o valor do aluguel e pode ser parcelado. Mas o investimento não pode ser recuperado pelo inquilino.

Ainda há a opção do depósito caução. O inquilino deposita o valor equivalente a três aluguéis em uma poupança conjunta com o locador, que pode ser um valor alto a ser desembolsado. A vantagem é que a caução é devolvida ao final do contrato, juntamente com a correção da poupança.

    4. Reajuste no valor do aluguel

Outra desvantagem de morar de aluguel é que o valor pode sofrer reajustes anuais pelo IGP-M ou por outro índice, de acordo com o que estiver estabelecido no contrato de locação.

Quando a economia está aquecida, os donos dos imóveis não têm receio em aumentar o valor do aluguel, por reconhecerem ser fácil conseguir outro inquilino. Entretanto, em períodos de maior oferta do que demanda, o inquilino pode negociar a redução no valor do aluguel, visto que vale mais a pena manter um aluguel menor do que um imóvel vazio.

Conclusão

Afirmar que comprar ou financiar um imóvel é sempre a melhor alternativa ou considerar um desperdício o pagamento do aluguel são pensamentos equivocados, pois a melhor opção entre comprar ou alugar um imóvel está relacionada à realidade e objetivos de cada pessoa. Portanto, comprar ou não um imóvel depende diretamente da capacidade de poupar e acumular patrimônio financeiro de cada família, não existindo certo e errado.

PS: Criei um post especial sobre Por que recorrer a uma imobiliária na hora de procurar um imóvel?

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *