Cozinha planejada: qual o formato ideal?

Saiba qual é o formato ideal para sua cozinha planejada!

Pensando em  montar uma cozinha planejada ou reformar e alterar a disposição dos móveis e eletrodomésticos? O primeiro passo é conhecer os diferentes tipos de disposições de cozinhas para definir qual se ajustará melhor ao seu espaço. Não se esquecendo, claro, da ventilação e iluminação.

No entanto, apesar de existirem vários formatos de cozinhas, a cozinha ideal é aquela adequada às suas necessidades. E, como qualquer ambiente da casa, a cozinha planejada deve ter a sua personalidade.

Assim, confira este post da Mocambo imóveis e verifique qual formato de cozinha se adequa melhor ao seu perfil e espaço!

Cozinha planejada em formato de “U”

cozinha planejadaPara esta agradável cozinha, é preciso ter bastante espaço. O formato em “u” garante ótima circulação e distribuição de móveis e eletrodomésticos, aproveitando espaços com linearidade e uniformidade.

Devido ao seu espaço maior, esta cozinha planejada possibilita uma maior quantidade de armários e gavetas. Mas é importante tomar cuidado justamente pelo grande espaço! É preciso focar na localização dos eletrodomésticos garantindo, sempre, a praticidade na cozinha.

Cozinha em formato de “L”

cozinha planejadaA cozinha em “l” é a melhor opção para quem busca uma cozinha funcional em qualquer tipo de espaço. Mas esta cozinha é ideal para pouco espaço.

Para ter a funcionalidade, normalmente, a pia e a geladeira ficam na mesma parede. Sugerimos, ainda, utilizar o fogão cooktop que ocupa uma bancada menor.

Ilha

cozinha planejada A ilha garante o estilo gourmet em sua cozinha planejada. O objetivo é que o cozinheiro interaja com os convidados enquanto prepara alimentos. A ilha, disposta no meio da cozinha, é um item prático onde podem ser colocados o fogão ou a lava-louças. E, se o espaço for grande, a bancada pode ser utilizada como mesa de refeições.

Quando se opta pela ilha, um ponto a se prestar atenção é a necessidade de deixar o fogão distante da pia. O layout é muito bonito, mas a tarefa de mover panelas e objetos de um local para o outro pode não ser tão prática.

Cozinha americana

cozinha planejadaUm item fundamental em uma cozinha americana é possuir uma boa coifa. A coifa é ideal para evitar incômodos com cheiros de fumaça e gordura invadindo outros ambientes.

Para este tipo de cozinha, aposte em objetos sofisticados como torre para fornos e eletrodomésticos, cadeiras ou banquetas diferenciadas. Aposte também em luminárias pendentes para dar um charme ao ambiente. A altura ideal do balcão deve ser entre 85 e 93 cm do piso.

Cozinha planejada linear

cozinha planejadaUma forma interessante de incrementar essa cozinha é colocar armários suspensos acima da bancada e preferir eletrodomésticos embutidos. Se seu espaço for grande, invista em um balcão de refeição em uma das laterais.

Se a cozinha for pequena, o segredo é apostar em armários nas paredes. Coloque módulos em todos os cantos, inclusive em cima da porta, se necessário. O importante é organizar os móveis de forma a livrar espaço no corredor e balcão.

Acessórios da cozinha

cozinha planejadaPodemos utilizar melhor o espaço da cozinha planejada dispondo de acessórios e utensílios adequados. Ou seja, utilizamos melhor o espaço quando podemos cozinhar com praticidade e comodidade.

O fogão, forno, geladeira e pia são os elementos fundamentais. E, por isso, se estiverem dispostos próximos uns dos outros, economizam distâncias e deslocamentos pelo ambiente. Os utensílios mais usados precisam estar organizados a uma altura de fácil acesso.  Já o restante dos acessórios podem ser acomodados em armários e gabinetes mais distantes.

Nas bancadas de trabalho, opte pelo granito ao invés do mármore. O mármore não é resistente a materiais corrosivos e ácidos (vinagre, limão e detergentes). O mármore também tem a desvantagem de absorver gordura por ser um material poroso. Caso prefira bancadas diferenciadas, aposte em bancadas sob medida feitas de aço inox.

Iluminação e hidráulica

cozinha planejadaPontos de luz e força devem ser planejados de acordo com cada eletrodoméstico a ser instalado, a bancada ou pia. Ou seja, é importante trabalhar em uma cozinha perfeitamente iluminada.

Instale luminárias pendentes acima da mesa de jantar, projetando a luz sobre a mesa de forma direcionada. Essas luminárias possuem, ainda, altura ajustável.

Não podemos nos esquecer da parte hidráulica da cozinha planejada. Esta influencia na localização não só da pia, mas também da lava-louças. Ambos os equipamentos necessitam de pontos de esgoto e de água.

Fique atento às novas tendências

cozinha planejadaPara quem está atento às novas tendências em decoração, invista em cores vivas, materiais com texturas diversas, misturando madeira, pedra, vidro, por exemplo. A linha retro também está em alta desde eletrodomésticos até revestimentos.

Mas lembre-se! O projeto deve ser elaborado considerando as medidas padronizadas de eletrodomésticos, espaços para bancada, mesas, pias etc. Esse projeto deve ser elaborado de forma a manter seu perfil, funcionalidade sem se esquecer de garantir boa ventilação.

E aí? Gostou das dicas? Não importa o formato e a distribuição que escolher para sua cozinha planejada. O importante é que ela seja a cozinha dos seus sonhos, um ambiente onde é possível se sentir em casa! E já que está antenado em decoração e reformas, veja também esse texto: Qual é o melhor piso para sua residência?

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *