Dicas para decoração de sala pequena

Precisa de dicas de decoração de sala pequena? Este texto é para você!

Nos tempos modernos, os apartamentos pequenos são uma realidade e a decoração de sala pequena um desafio. Para decorar uma sala pequena é preciso alguns cuidados especiais para deixar o ambiente aconchegante, aproveitando adequadamente os espaços. Mas não se desespere ou desanime! As dicas da Mocambo Imóveis transformarão a sua casa. Acompanhe conosco este texto!

Primeiro passo para a decoração de sala pequena: saiba a metragem

decoração de sala pequena

Apesar desta parecer uma dica extremamente simples, saber a metragem é fundamental e o primeiro passo para decorar sua sala. Este é o procedimento inicial para começar sua busca de móveis e objetos que combinem com o ambiente. Portanto, na hora de comprar os móveis e objetos de decoração não saiba somente o tamanho total da sala. Mas saiba o tamanho das paredes, a distância da porta, a distância mínima do sofá e onde ficará a TV etc.

Estabeleça seu estilo

O próximo passo é definir qual o estilo de decoração que mais te agrada: contemporâneo (atento às inovações); casual (acolhedor, simples e delicado); rústico (usa madeiras, antiguidades e pedras); tropical (frescor, leveza e natureza); vintage (romântico e delicado, remetendo ao antigo), moderno (praticidade sem muitos adereços), tradicional (sem inovações, mantendo cores básicas como branco e madeira).

Escolha um desses estilos para decorar sua sala e buscar os móveis e objetos de decoração que mais combinem com esse estilo.

Escolha o sofá ideal

decoração de sala pequenaO sofá é uma das peças que mais chamam a atenção na decoração da sala e precisa ser escolhido com cuidado, sendo adequado ao tamanho da sala.

Sobre o modelo, opte por modelos em linha reta, com cores neutras e lisas. Assim, se quiser dar mais cor à sua sala, aposte em almofadas sem medo! E, se cansar das cores, apenas troque as almofadas e não o sofá. Sofás não são itens muito baratos.

Evite sofás com cores intensas, pois dão a impressão de espaço menor e, além disso, você, facilmente, pode se cansar da cor. Outra alternativa são os sofás com pés aparentes, pois estes criam a ilusão de ocupar menos espaço, valorizando a decoração de sala pequena.

Dependendo do espaço, você pode colocar uma ou mais poltronas na sala. Elas trazem graça para a decoração e complementam os outros móveis, principalmente o sofá.

Dica: Atente-se ao espaço entre o sofá e a televisão a fim de que não fique muito próximo ao aparelho. Uma boa opção para quem gosta de assistir TV bem à vontade são os modelos retráteis. Estes são muito confortáveis e economizam espaço quando se recebe visitas em casa.

Escolha o tapete e o posicione corretamente

Depois de escolher o sofá, é hora de escolher o tapete. O tapete dá um charme especial à decoração de sala pequena, trazendo estilo a qualquer ambiente de maneira simples. E o mais interessante: não se perde espaço já que não se trata de um móvel. Assim, encontre o tapete com um modelo alinhado ao estilo que escolheu para a decoração.

Mas atenção! Este tapete precisa ser proporcional ao tamanho dos móveis para um ambiente mais harmonioso. E, portanto, o tapete deve ter, pelo menos, 50% mais espaço que o objeto/móvel colocado sobre ele.

Pinte uma parede com cor intensa

decoração de sala pequenaPintar uma parede com uma cor mais forte valoriza e muito o ambiente. Neste caso, a parede irá contrastar com o restante da sala, dando a impressão de um ambiente maior. Ou seja, essa parede dará a sensação de amplitude, destacando aquele ponto específico da decoração da sala pequena.

Dica: Opte por uma cor neutra, pois, quando você decidir trocar os móveis não será necessário trocar a cor da parede.

Use e abuse de quadros

Utilizar quadros nas paredes é uma lógica muito interessante quando se trata da decoração de sala pequena. Quando o investimento em móveis não é uma opção devido ao tamanho reduzido da sala, invista em quadros, prateleiras, espelhos.

Além de oferecer um toque pessoal à sua sala, você pode contar com um ambiente bem decorado sem comprometer o espaço do cômodo.

Aposte em painel de TV

decoração de sala pequenaO painel de TV é uma peça muito interessante para salas pequenas. Considerando que o painel é suspenso, este auxilia na economia de espaço, oferecendo um toque à decoração diferenciado. Outra vantagem com os painéis é o auxilio na organização de fios de televisão, telefone e demais aparelhos que ficam escondidos atrás do móvel.

Há muitos modelos de painéis no mercado que já possuem nichos e prateleiras acoplados garantindo espaço para miniaturas e enfeites. E mais uma dica: escolha painéis e suportes que sejam compatíveis ao tamanho de sua televisão.

Viu só? A Mocambo Imóveis também se preocupa com a decoração de sala pequena de sua casa! Já que está atento para este assunto de decoração, não deixe de conferir este texto que o ajudará a decorar sua sala: Sofá Ideal: Como Escolher o Melhor?

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *