Decoração do quarto do bebê: como aproveitar o espaço

O bebê está chegando e precisa de dicas de decoração aproveitando os espaços? Este post foi feito para você!

decoração do quarto do bebêA decoração do quarto do bebê é um assunto importante aos pais de primeira viagem ou esperando um novo filho! E a Mocambo Imóveis também está atenta a isso!

Os itens básicos de decoração do quarto do bebê são: o berço, a cômoda, a cadeira ou poltrona de amamentação e uma mesa de apoio. Acrescentar ou não mais móveis dependerá do tamanho do ambiente. Mas lembre-se: os quartos dos bebês precisam ser fáceis de limpar e arejados, não sendo interessante enchê-lo de móveis e objetos decorativos.

Veja a seguir algumas ideias que podem facilitar a vinda do novo integrante, aproveitando os espaços do quarto da melhor maneira! Só não se esqueça de que normas de segurança precisam ser mais importantes do que a beleza, ok? A proteção do bebê no ambiente deve ser seu foco!

Berço do Bebê

decoração do quarto do bebêO tipo do berço varia de acordo com o tamanho do quarto. Se o quarto da criança for pequeno, é interessante o berço com móveis versáteis para colaborar com a decoração do quarto do bebê. Escolha um berço que já possua um trocador acoplado e algumas gavetas. Assim você ganhará espaço, não precisando de uma cômoda separada. Há modelos desses berços que, quando o nenê crescer, viram escrivaninha, cama, cama com bicama etc.

Este tipo de berço com móveis acoplados são interessantes até para um quarto maior. A grande vantagem do berço é ter tudo perto no momento de trocar a criança. E, além disso, é um investimento que vai ser usado após o bebê crescer.

Cômoda com gavetas de diferentes tamanhos

As roupas pequenininhas que o bebê usará serão perdidas em um curto espaço te tempo. Assim, considere na decoração do quarto do bebê um móvel com gavetas e gavetões.

A cômoda precisa ter algumas gavetas menores para roupinhas e itens menos volumosos e gavetas mais largas para roupas de cama, toalhas etc. E, se possível, um ou dois gavetões para fraldas descartáveis, malhas e roupas mais grossas. Recomendamos que as fraldas sejam guardadas na cômoda, evitando os porta-fraldas que, além de caros, não são práticos. Ou seja, preze pela praticidade na decoração do quarto do bebê.

Se houver pouco espaço onde não caiba a cômoda e uma cadeira para amamentação, priorize a cômoda, mesmo que pequena! A cômoda é importante para você ter tudo o que o bebê precisa à mão. Já amamentar a criança não precisa necessariamente ser no quarto.

 Dica: aproveite a parede em cima da cômoda para colocar uma prateleira para guardar outros artigos necessários para trocar fraldas. Esses artigos podem ficar apertados demais na superfície da cômoda se esta for pequena.

Poltrona de amamentar

decoração do quarto do bebêEste é um item muito charmoso na decoração do quarto do bebê. A poltrona ou cadeira de amamentação precisa ser confortável e com um tecido fácil de limpar. Isso porque a poltrona vai sujar, mesmo se os pais tiverem muito cuidado ao amamentar! E se não for bem limpo, este móvel não vai durar muito.

Dica: limite o número de cores do acabamento da poltrona ou cadeira, optando por móveis de uma cor só. Dessa forma, você poderá aproveitar a poltrona em outro ambiente quando esta não for mais útil no quarto do seu filho. Esse conceito de uma só cor vale para pufes que acompanham as poltronas.

Dica: limite o número de cores do acabamento da poltrona ou cadeira, optando por móveis de uma cor só. Dessa forma, você poderá aproveitar a poltrona em outro ambiente quando esta não for mais útil no quarto do seu filho. Esse conceito de uma só cor vale para pufes que acompanham as poltronas.

Mesa de apoio

Evite a tentação de possuir uma mesa decorativa ao invés de uma mesa de apoio. Apesar de ser uma graça colocar brinquedos em cima da mesa, isso pode roubar um espaço precioso para objetos fundamentais! Por isso a mesa de apoio é muito necessária.

A decoração do quarto do bebê varia de pessoa para pessoa, mas, é importante ter um local para abajur, relógio ou eventuais mamadeiras. Se for possível, tenha um espaço para colocar um aparelho de som pequeno. Dessa forma, você poderá inserir músicas suaves na rotina de colocar a criança para dormir.

Dica: se o quarto for maior, opte por uma estante de livros baixa, por exemplo, ao invés da mesinha.  Assim, você terá a parte debaixo para livros e brinquedos e a de cima para apoiar o que quiser.

Cortinas

As cortinas permitirão um ambiente mais aconchegante e elegante. Cortinas de voile (voal), tecido fininho e quase transparente, são fáceis de lavar e não precisam ser passadas. Para ambientes com grande incidência solar, cortinas de tecidos firmes como algodão e sarja são recomendadas para a decoração do quarto do bebê.

Kit de berço

decoração do quarto do bebêOs kits básicos contêm uma cabeceira e duas laterais para o berço, um edredom e um trocador. Algumas lojas oferecem também uma almofada comprida que chamam de bala.

Mas atenção! Apesar de lindos na decoração do quarto do bebê, os protetores laterais não são aconselhados por especialistas. Eles apresentam riscos de sufocamento se a cabecinha do bebê ficar presa entre eles e as grades do berço. Eles podem, ainda, servir de “escada” para a criança pular do berço.

O edredom só será usado quando o bebê for maior. Enquanto ele for pequenininho é recomendado usar mantas e cobertores para dormir. Mas o edredom pode ser usado, inicialmente, como tapete para brincar.

Já o trocador, ele precisa ser macio, com pelo menos dois dedos de espuma. Deve ser forrado com plástico removível para que possa ser limpo.

Mosquiteiro para berço

Este item é muito importante na fase quando ainda não se pode usar pomadas ou cremes na pele do bebê. O mosquiteiro protege, com muita eficiência, o bebê contra picadas de mosquitos e não pode ser dispensado.

Dica: na compra do berço, verifique se ele possui varão para colocar mosquiteiro. Caso não possua, instale um suporte no teto para colocar o cortinado, feito, normalmente de tule. Evite comprar tecidos com aplicações. Realmente são mais bonitos, mas mais suscetíveis a rasgarem quando lavados.

Cores da decoração do quarto do bebê

decoração do quarto do bebêPrefira os tons mais suaves para decorar o quarto e não misture muito a cores. As cores mais fortes podem cansar o bebê e os pais. Para dar um toque mais colorido na decoração do quarto do bebê, você pode utilizar almofadas de diferentes cores.

Dica: você pode pintar apenas a parede da janela do quarto com uma cor mais vibrante. Esse detalhe dará um destaque especial para a cortina e fica sutil por ser uma parede menor. É possível também utilizar adesivos com desenhos e formas geométricas nas paredes e armários.

Gostou das nossas dicas para a decoração do quarto de seu herdeiro? O bem-estar de seus filhos também é uma preocupação nossa! Caso seja necessária uma casa ou um apartamento maior por conta do novo integrante, contate a Mocambo Imóveis! Temos casas e apartamentos para compra ou locação na cidade de Itatiba que atendem as suas necessidades! Não deixe de ver este post interessante para esta nova fase de sua família: Tamanho de imóvel: Qual o Ideal?

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *