Exclusividade de Imóvel Vantagem para Imobiliárias e Proprietários

Exclusividade de Imóvel Vantagem para Imobiliárias e Proprietários

exclusividade_imobiliária

exclusividade de imóvel ainda é um assunto muito polêmico e debatido entre as partes envolvidas com a venda, mas principalmente entre os profissionais do mercado imobiliário. Não são apenas os procedimentos éticos que são questionados, mas também o que a lei diz a respeito da exclusividade.

O proprietário, ao assinar a exclusividade, fica seguro no que se refere às visitas em seu imóvel, sabe que sempre terá um profissional acompanhando o cliente, tem ciência que o seu imóvel não será desvalorizado, e nem ocorrerá pregão com o seu patrimônio, sabe que as visitas serão agendadas, haverá uma pré-seleção dos clientes, a segurança de sua família ficará garantida, entre outros benefícios.

Quando o proprietário pretende vender ou alugar um imóvel, é recomendável que ele procure apenas uma Imobiliária e dê EXCLUSIVIDADE. É nesse momento que você, corretor, precisa argumentar sobre as vantagens desse tipo de negócio:

  • Segurança: Somente os corretores de uma única imobiliária terão a ficha do imóvel e terão acesso aos dados do cliente ou à chave do imóvel.
  • Rapidez: O empenho da imobiliária e dos consultores será maior. As imobiliárias sempre investem mais na divulgação dos imóveis que são comercializados com exclusividade.
  • Tranquilidade: Não haverá a tradicional “chuva” de ligações de consultores que procuram saber se o imóvel foi ou não vendido, e se o preço ainda é o mesmo.
  • Valorização: Um imóvel trabalhado por muitas imobiliárias pode até ser desvalorizado, pois os eventuais compradores oferecerão valores muito abaixo do pedido por julgar que o imóvel está “encalhado” ou que o vendedor precisa de dinheiro rápido.
  • Exclusividade facilita negócios: Fechar um bom negócio com rapidez é o sonho de qualquer proprietário que quer vender ou alugar um imóvel. Contudo, na pressa de se livrar do imóvel e seus respectivos encargos, muitas pessoas acabam deixando o negócio nas mãos de várias imobiliárias ao mesmo tempo, o que, conforme administradoras, prejudica os serviços prestados.

Hoje, os anúncios são feitos quase criptografados, pois se teme que as pessoas procurem diretamente o proprietário ou outra imobiliária.

A imobiliária é responsável por defender a exclusividade, reforçar os benefícios ao corretor que, por sua vez, reforçará com o cliente o fator da tranquilidade para pensar na comercialização do imóvel. Em outras palavras, é preciso que o corretor entenda que não precisa ter medo de que outras pessoas passem na sua frente. Até porque, ao trabalhar com imóveis exclusivos, as imobiliárias, por sua vez, acabam investindo mais em anúncios, sem medo de que outra feche o negócio, e o corretor que tiver exclusividade ainda vai dedicar um tempo muito maior no sentido de viabilizar o negócio.

O CRECI trata a questão da exclusividade com grande preocupação de verificar os anúncios publicados, tanto em jornais como em outros veículos de comunicação, verificando se estão devidamente autorizados pelo proprietário para a venda. Isso torna a negociação mais segura para o comprador como para o vendedor e permite ao corretor de imóveis fazer uma verificação de toda a documentação.

O proprietário do imóvel, quando bem esclarecido pelo corretor, não tem objeção de assinar o contrato de exclusividade para a venda do imóvel, pois ele vê o trabalho que vai ser desenvolvido, as parcerias que poderão ser feitas e a segurança que ele terá com esse contrato. Aqueles que têm aversão pela exclusividade não sabem a responsabilidade e o empenho do profissional.

Tudo depende do apoio esclarecimento da imobiliária em relação ao corretor e deste para o cliente.

PS: Criei um post especial sobre Conheça 5 Vantagem da exclusividade imobiliária

1

Um comentário em “Exclusividade de Imóvel Vantagem para Imobiliárias e Proprietários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *