Financiamento de Imóveis: quais documentos preciso?

Está planejando fazer financiamento de imóveis e tem dúvidas sobre a documentação? A Mocambo Imóveis ajuda você!

Chegou a hora de escolher a tão desejada casa da família? Vai casar e precisa de uma casa? Ou decidiu morar sozinho? Independentemente de seu motivo, este é o momento de buscar a casa dos sonhos! Mas o que é necessário fazer para concretizar esse sonho? O primeiro passo é conhecer os documentos para realizar o financiamento de imóveis.

E, neste processo, é importante saber que financiamento imobiliário é um processo burocrático, demorado e que requer atenção, controle e comprometimento financeiro por alguns anos.

Assim, para ajudar você a conquistar seu lar doce lar e fechar um bom negócio, preparamos uma listagem dos documentos necessários para financiamento de imóveis. Confira, pois você precisará de todos eles!

O que é o financiamento de imóveis?

O financiamento imobiliário, ou financiamento de imóveis trata-se de uma linha de crédito a qual bancos (privados e públicos) disponibilizam para a aquisição de imóveis novos ou usados. Em outras palavras, o banco possibilita que o cliente pague a propriedade em várias parcelas, em alguns anos, até finalizar o contrato.

Para realizar o pagamento, o banco elabora um plano específico para cada cliente, partindo do perfil de cada um. E o cliente deverá atender a condições como: valor mínimo para compra, juros, tipo do imóvel, limite de crédito, prazo máximo e mínimo para pagamento, custos adicionais.

Documentos necessários para realizar o financiamento

Documentos para pessoa física:

– RG;

– CPF;

– Comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou certidão de casamento);

– Certidão conjunta de dívidas relativas a tributos federais.

Caso opte por usar seu FGTS (Fundo de Garantia por tempo de serviço) como entrada, você precisará dos seguintes documentos:

– Uma cópia comum da carteira de trabalho;

– Uma cópia comum de comprovante de residência atual;

– Uma cópia comum da declaração de imposto de renda mais recente;

– Uma cópia comum da declaração de imposto de renda mais recente do cônjuge ou companheiro, se for casado ou tiver união estável;

– Extrato original do FGTS (emitido pela Caixa Econômica Federal) datado, carimbado e atualizado.

Documentos necessários do vendedor

Atenção: todos os documentos do vendedor precisam ser exigidos para sua própria segurança e identificação de quem faz a venda. Se o vendedor for uma pessoa física os documentos necessários são:

– Declaração de profissão;

– Todos os documentos necessários ao comprador.

Caso o vendedor seja uma pessoa jurídica, os documentos necessários serão:

– Uma cópia comum da Certidão Negativa de Débito (CND);

– Uma cópia comum do Contrato Social ou Estatuto Social (devidamente firmado e registrado na Junta Comercial);

– Uma cópia comum da Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais (CCN);

– Uma carta assinada pelos representantes legais com firma reconhecida em cartório;

– Caso a pessoa jurídica não possua Contrato Social, mas somente o Estatuto Social, apresentar uma cópia comum da Ata de Eleição da Diretoria, registrada na Junta Comercial.

Importante: ressaltamos a necessidade de exigir todos os documentos do vendedor. Possuir esses documentos garante a verificação se há qualificação para realizar a venda e evitará também problemas em uma venda futura do imóvel. Caso algum dos documentos acima listados não estiver em dia, recomendamos que o negócio não seja fechado até que tudo esteja devidamente regularizado.

Documentos necessários do imóvel usado

Caso sua opção seja adquirir um imóvel usado, é necessário ter cuidado para não assumir nenhuma dívida do imóvel ao comprá-lo. Neste caso, os documentos necessários são:

– Certidão Vintenária (dos últimos 20 anos), com negativa de ônus atual;

– Certidões Negativas de débitos sobre o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano;

– Uma cópia simples do IPTU do ano vigente;

– Caso já tenha o financiamento de imóveis, verifique as condições de transferência;

– Caso haja cobrança de condomínio, exija uma declaração negativa de débito ao síndico.

Documentos necessários do imóvel novo

A listagem de documentos para um imóvel novo é idêntica à listagem do imóvel usado. O que diferencia é a declaração negativa de cobrança de condomínio. No entanto, atente-se à listagem de documentos de IPTU e demais impostos.

Documentos necessários do imóvel na planta

Ao optar por adquirir um imóvel na planta, é muito importante conhecer a construtora e a empresa que está disponibilizando detalhes do imóvel. Atente-se aos seguintes detalhes:

– Documento detalhando o imóvel (plantas, elevações, memoriais etc.);

– Prazo estipulado para início e fim da obra e entrega do empreendimento;

– Multa devido ao atraso na entrega.

Documentos necessários para a compra de terreno

Ao optar pela aquisição de um terreno, este processo requer um detalhamento específico. Deve-se analisar se a construção no terreno é legalizada, visto que, alguns terrenos consistem em áreas de preservação ou são áreas reservadas para fins do Estado. Salvo a documentação que comprove esses dois itens que ressaltamos, o restante da documentação é padrão.

Documentos para financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal:

– RG;

– CPF;

– Comprovante de estado civil (certidão de nascimento ou certidão de casamento);

– Uma cópia simples de comprovante de residência atual;

– Certidão Negativa de Débitos de tributos federais perante a União;

– Caso o financiamento de imóveis fizer uso dos recursos do FGTS ou utilizar o Programa Minha Casa, Minha Vida, será obrigatório uma Certidão Negativa de propriedade de imóvel;

– Comprovante de renda original, conforme os seguintes casos:

Se assalariado: holerite;

Se autônomo: contrato de prestação de serviços, declaração do imposto de renda, declaração do sindicato da categoria (se houver), recibos de trabalhos realizados ou Decore (Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos);

Se trabalhador informal ou pessoa que não possua conta em banco: o gerente fará uma análise e informará quais documentos serão necessários para o financiamento de imóveis.

Importante: se o comprador possuir restrição perante algum serviço de proteção ao crédito, o financiamento de imóveis não será aprovado. Portanto, esteja ciente de que para conseguir um financiamento bancário uma análise da vida financeira do comprador será realizada.

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Este texto foi relevante para você? Se ainda tiver dúvidas, acesse o site do banco com o qual pretende fazer o financiamento imobiliário e verifique os documentos necessários para financiamento habitacional.

Ou entre em contato com a Mocambo Imóveis! Teremos o maior prazer em solucionar as suas dúvidas! Temos casas, apartamentos e terrenos disponíveis para venda na cidade de Itatiba-SP e um deles pode ser o imóvel dos seus sonhos! Não deixe também de conferir este artigo de seu interesse: Financiamento imobiliário do primeiro imóvel.

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