Imóvel novo ou usado: qual a melhor opção?

Conheça os prós e os contras de imóveis novos e usados e saiba qual comprar!

Está pensando em comprar um imóvel, mas está em dúvida entre adquirir um imóvel novo ou usado? As duas opções possuem particularidades e características diferentes e, por isso, é preciso analisar os detalhes de cada uma.

Adquirir uma casa ou um apartamento é o projeto de grande parte dos brasileiros. E acertar na compra significa a realização de um sonho.

Por isso, elaboramos um comparativo entre as opções para ajudá-lo a escolher a opção que melhor se adequa ao seu perfil. Confira nosso post e saiba como tomar esta importante decisão.

Preços dos imóveis

imóvel novo ou usado

Preços de imóvel novo ou usado são diferentes e o imóvel usado pode ser mais barato. O preço de um imóvel novo pode ser até 30% mais caro em relação a um usado no mesmo padrão. Além disso, comprando um imóvel usado, é possível tentar negociar o preço com o comprador com maior facilidade. Já comprando um imóvel novo, é mais difícil negociar com a construtora ou proprietário. Normalmente corretores trabalham com preços tabelados.

Tamanho dos imóveis

As plantas de imóveis novos tendem a ser mais modernas, visando aproveitar melhor os espaços. Porém, essas plantas costumam ser melhores do que as plantas de um imóvel usado mais antigo. No caso de apartamentos, os novos medem, em média, 80 m².

Entretanto, o imóvel antigo pode ser espaçoso, mas a planta, geralmente, é mal aproveitada para os padrões atuais. Por isso, verifique se o imóvel necessitará ser reformado para ficar da forma que deseja. E insira esse orçamento em suas contas. A análise de suas contas é importante para saber se o imóvel novo ou usado cabe melhor no seu bolso.

Conservação do imóvel

imóvel novo ou usadoUma questão importante a saber sobre imóvel novo e usado  é que quanto mais antigo o imóvel, maior a necessidade de manutenção e reformas. Dessa forma, é importante verificar a parte elétrica e hidráulica do imóvel usado, portas e itens de madeira, pintura, infiltrações, rachaduras, manchas nas paredes etc. Verifique a estrutura do imóvel em si e do condomínio, em caso de apartamento.

Se identificar problemas, faça as contas de quanto custariam os consertos e reformas e verifique se vale a pena a compra.

Quando se adquire um imóvel novo ou na planta você já tem a certeza de que não haverá a necessidade de reparos, a não ser que deseje fazer reformas.

Condições de financiamento de imóvel novo ou usado

Em setembro de 2017, a Caixa Econômica Federal alterou as regras para financiamento de imóvel usado, aumentando para 50% o valor de entrada no negócio.

Em outras palavras, caso você deseje financiar um imóvel usado pela Caixa, será necessário possuir metade do valor do imóvel, pagando-o na entrada. E, apesar de cada banco possuir suas regras, todos exigem um valor maior de entrada para imóveis usados em relação a imóveis novos.

Já a entrada de um financiamento para imóvel novo é menor, definida de acordo com a renda declarada e o prazo pretendido para financiamento.  Além disso, apesar de as taxas de juros serem equivalentes entre imóvel novo ou usado, o novos normalmente possuem mais linhas de crédito disponíveis, facilitando seu financiamento.

Ademais, optando por um imóvel usado, para conseguir um financiamento imobiliário, o engenheiro do banco em questão realizará uma vistoria. E, caso o imóvel possua grandes problemas estruturais, o financiamento pode ser negado.

Documentação

imóvel novo ou usado

É fundamental estarmos atentos à documentação comprando imóvel novo ou usado. Para evitar dores de cabeça, é importante estar atento aos seguintes documentos, no caso de imóveis usados:

Certidão de Ônus Reais do Imóvel, fornecido pelo Cartório de Registro de Imóveis: informa se há alguma restrição em relação à venda do imóvel, como pendência judicial, hipoteca, penhor etc.;

Certidão Negativa de Tributos Municipais, Estaduais e Federais;

Certidão Negativa de Débitos Condominiais;

Certidão de Interdições e Tutelas;

Cópia da escritura e do registro do imóvel;

Certidão de Propriedade;

Certidões Pessoais do Vendedor;

Comprovante de pagamento das contas de luz, água e esgoto dos últimos meses;

Documentação completa do proprietário do imóvel (para as pessoas físicas e jurídicas).

O contrato de compra e venda também é um item que precisa de muita atenção. Antes de fechar o negócio, examine cuidadosamente o documento, garantindo o entendimento de todas as cláusulas. Em caso de dúvidas, solicite o auxílio de um advogado especializado. Recomendamos, ainda, que o negócio seja realizado com o intermédio de uma imobiliária de confiança, que possui uma equipe jurídica especializada. Essa equipe realizará a análise minuciosa de toda a documentação, garantindo segurança aos compradores e vendedores, minimizando a possibilidade de realizar um mau negócio.

Garantia do vendedor

A pessoa que adquire um imóvel novo ou na planta recebe, por lei, a garantia de 5 anos da construtora. Essa garantia cobre avarias no acabamento e estrutura do imóvel, como infiltrações, problemas elétricos ou hidráulicos, problemas na pintura, pisos e azulejos danificados, por exemplo.

Adquirindo um imóvel usado, é comum aparecerem alguns problemas ou pequenas reformas. Mas, neste caso, o comprador arcará com todas as despesas.

Imóveis novos possuem itens mais modernos

imóvel novo ou usado

Imóveis novos trazem itens que o valorizam, como piscinas, academia, salão de jogos, garagem para mais de um carro, por exemplo. Imóveis novos também possuem tomadas já adaptadas aos padrões do Conmetro e acesso para ar-condicionado.

Além disso, imóveis novos tendem a ser mais econômicos. Isso por que sensores de iluminação otimizam o gasto de energia elétrica e elevadores modernos são mais econômicos. Em alguns casos, empreendimentos novos dispõem de sistemas de reaproveitamento de água pluvial.

Viu só as diferenças do imóvel novo ou usado? Esperamos que com estas informações você consiga tomar uma decisão do que é mais adequado ao seu perfil. Caso ainda possua dúvidas, entre em contato com a Mocambo Imóveis! Teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas. Possuímos casas e apartamentos novos e usados na cidade de Itatiba-SP que atendem às suas necessidades.

Não deixe de conferir este texto que preparamos especialmente para você: Comprar Apartamento na Planta ou Pronto: Qual é o Melhor?

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *