Comprar apartamento: qual o melhor andar?

Vai comprar apartamento, mas está em dúvida de qual andar escolher? A Mocambo Imóveis dará uma mãozinha!

A decisão de comprar apartamento para morar é uma decisão muito importante, pois além de ser uma compra definitiva é também cara. Por isso, é preciso um bom planejamento financeiro e muita pesquisa. Porém, um assunto que deixa muitos em dúvida é em relação a escolha do andar. Em qual andar devo comprar meu apartamento?

Para responder a essa pergunta é importante conhecer as vantagens e desvantagens dos andares mais baixos e mais altos. Acompanhe conosco os prós e contras que preparamos e decida qual o melhor andar para comprar apartamento, de acordo com seu perfil!

Preço dos apartamentos

comprar apartamento

O preço é um dos fatores que mais influenciam na hora de comprar apartamento. Apartamentos em andares mais altos tendem a ser mais caros e, geralmente, são divididos em faixas de preço. Do 1º ao 3º é um valor, do 4º ao 7º outro valor, do 8º ao 11º outro e assim sucessivamente. Portanto, se seu objetivo é morar em um andar alto, mas no momento da compra não possui dinheiro o suficiente para o andar, opte pelos mais altos dentro de uma faixa de preço. Portanto, para você valeria mais à pena comprar o 8º andar e não o 4º!

Locomoção e acessibilidade

comprar apartamento

Comprar apartamento térreo ou em andarem mais baixos significa, principalmente, melhor locomoção. Esse tipo de apartamento oferece a possibilidade de ser mais facilmente acessado pelas escadas. E essa grande vantagem é vista quando há falta de energia nos prédios ou problemas com os elevadores. Pois subir alguns andares (ou nenhum) é bem mais simples do que subir nove ou dez, por exemplo. Ainda há a conveniência de não precisar perder tempo esperando o elevador. Está com pressa? Acesse alguns lances de escada!

Outra vantagem é na hora da mudança. Para realizar mudanças, estar nos primeiros andares agiliza o processo. O mesmo pode se dizer ao trazer compras do mercado. Nestes dois casos, quando mais baixo o andar mais agilidade.

Além disso, normalmente apartamentos térreos são mais procurados por idosos ou pessoas com algum problema de locomoção.

Circulação de ar e vista

comprar apartamento

É fato que acessar os primeiros andares de um prédio é muito mais simples. Mas utilizar o elevador garante o privilégio da vista. Quando mais alto o andar, melhor será sua visão. Ainda mais se o prédio for construído em um terreno mais elevado e for próximo a parques e praças. Porém, o privilégio de belas vistas não é possível ao comprar apartamento nos primeiros andares. Muitas vezes, se não há um jardim no prédio, a visão dos primeiros andares pode ser de muros, da portaria ou do acesso à garagem.

Em relação à circulação de ar, esta pode ser bem melhor nos andares superiores devido a maior presença de correntes de ar. Já nas unidades localizadas nos andares mais baixos, a ventilação acaba sendo menor.

Com a estrutura alta do prédio e outras edificações ao redor, estas podem se tornar barreiras para impedir a circulação de ar e vento no apartamento. Assim, a pouca ventilação pode tornar o espaço confinado e abafado, sendo, até mesmo, um pouco sufocante aos moradores.

Pouca incidência de luz

comprar apartamento

Além de ocasionar menor ventilação, prédios e outras construções podem atrapalhar a incidência de luz nos primeiros andares. O que já não ocorre nos andares mais altos. Em casos mais extremos, a unidades mais baixas podem se tornar mais úmidas, causando problemas aos moradores mais alérgicos.

Problemas com insetos

comprar apartamento

Insetos podem ser um problema, principalmente em estações mais quentes. No entanto, este, definitivamente, não é um problema para quem mora nos andares mais altos. Na verdade, quanto mais alto o andar, menor a incidência de insetos, já que estes, dificilmente, conseguem chegar a grandes alturas.

Problemas estruturais

comprar apartamentoProblemas estruturais no empreendimento, como  rachaduras nas paredes e vazamentos, são mais suscetíveis de ocorrer em andares mais baixos. Isso porque, devido à movimentação natural do prédio, com o passar dos anos, a unidade fica mais para baixo, precisando suportar muito mais peso. Entretanto, é importante ressaltar que, apesar de sofrerem menos com problemas estruturais, estes podem acontecer em andares superiores também.

Problemas com barulho

comprar apartamentoDevemos admitir que o barulho, por muitas vezes, acaba sendo inevitável nos andares mais baixos, principalmente no térreo. E não importa para onde a janela da unidade esteja direcionada. Morando nos primeiros andares, não há como fugir de barulhos da garagem, da rua, do portão, de pessoas passando e até de crianças na área de lazer. E, ainda, se um barulho desagradável for feito durante o dia, não há como realizar reclamações.

Assim, se você for bastante sensível a ruídos, pois estes te incomodam bastante, evite os primeiros andares e priorize comprar apartamento em andares mais altos.

Privacidade

comprar apartamento

Morar nos andares mais baixos significa menor privacidade, principalmente para apartamentos térreos. Dependendo do projeto do empreendimento, ao comprar apartamento térreo ou em andar baixo, você lidará com pessoas passando próximo às suas janelas. E esse inconveniente pode fazer com que você precise manter cortinas e janelas sempre fechadas para ter maior privacidade.

Segurança

comprar apartamentoObviamente, andares mais baixos são mais vulneráveis a alguma tentativa de assalto. E, caso o empreendimento não possua sistemas de segurança como cercas elétricas, câmeras de segurança, serviço de portaria, morar nos primeiros andares pode ser menos seguro.

Conclusão: qual o melhor andar para comprar apartamento?

Seu perfil e necessidades definirão quais andares são mais adequados para você, os mais altos ou os mais baixos. Portanto, é importante avaliar seus interesses, prioridades e verificar cuidadosamente cada empreendimento individualmente.

Portanto, considere que cada empreendimento, que cada edifício possui suas características específicas. E essas características podem oferecer possibilidades distintas dependendo do andar escolhido. Por isso, pesquise bastante! Analisando nossa listagem, e analisando o custo-benefício dos andares, será mais fácil tomar uma decisão acertada.

Nós da Mocambo Imóveis possuímos apartamentos à venda na cidade de Itatiba-SP. Está interessado em comprar apartamento? Contate-nos! Será um prazer atendê-lo! E não deixe de ver também este texto interessante que preparamos para você: Apartamento Térreo: Vantagens e Desvantagens.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *