Qual é o melhor piso para sua residência?

Confira o melhor piso para sua residência conforme suas necessidades!

Escolher o melhor piso para sua residência não é uma tarefa fácil. O melhor piso é aquele que melhor se adequará ao seu uso, ao seu orçamento e estilo de vida que você leva. Assim, a escolha de seu vizinho, necessariamente pode não ser a melhor para você e vice-versa. Mas, para te ajudar, a Mocambo Imóveis trouxe um texto especial! Considere os itens abaixo na hora da escolha:

Tamanho da residência: se possui muito espaço e ambientes diferentes, uma boa opção é delimitar esses ambientes colocando diferentes tipos de pisos. Já em uma casa ou apartamento pequenos, a indicação é usar o mesmo tipo de piso para aumentar o ambiente. Evite usar soleiras entre os ambientes quando o piso for do mesmo tipo para apartamentos pequenos, dando sensação de continuidade.

O local onde a residência está: se a residência está localizada em uma região quente ou com grande incidência solar, prefira os pisos frios (porcelanato, cerâmica). Mas se a casa está em uma região mais fria ou em residência com pouca incidência de sol, opte pelos pisos quentes (laminados, vinílicos, madeira).

Qual piso devo escolher no meu caso?

Vejamos agora as vantagens e desvantagens dos pisos, quentes e frios, para você definir qual o melhor piso segundo seu perfil:

Porcelanato

b2a1aea80a624e708a3ff3219df95fcb

Prós: elegante, muito bonito e com alta durabilidade. O rejunte fica bem fino com as bordas do piso retificadas. Por ser quase impermeável é um piso que dificilmente mancha e é de fácil limpeza. Usando peças maiores o ambiente parece maior. Há diversas opções desse piso no mercado com diferentes preços e também com diferentes tipos de acabamento (liso, brilhante, fosco etc.). Vale a pena pesquisar qual deles cabe em seu orçamento! Servem para ambientes internos e externos, mas em áreas externas use o antiderrapante.

Contras: contrate um profissional experiente para assentá-lo para que o rejunte seja colocado na medida certa e sem desnível algum. O ambiente deve estar totalmente nivelado para a colocação desse piso. Peças grandes são facilmente quebráveis e requerem muito cuidado ao colocá-las. Se for colocado em regiões ou casas muito frias, é importante o uso de tapetes.

Laminado

 

919ed463f40d6f710d8170524845d262Prós: trata-se de uma junção de lâminas de fibras de madeira de reflorestamento. Aparenta-se muito com a madeira, porém mais barato e mais resistente a riscos e com colocação rápida e fácil. Durável, pode ser colocado sobre outros pisos já existentes. Muito simples e rápido de limpar, passando somente um pano úmido. Com o laminado, o ambiente fica confortável e muito aconchegante.

Contras: não é tão resistente quanto um piso frio. Mesmo sendo mais resistente a riscos do que a madeira, é recomendado que os móveis tenham uma proteção de feltro. A limpeza deve ser feita com um pano úmido somente, ou seja, não molhe esse piso. Caso tenha crianças pequenas (que derrubem líquidos) e animais em casa, este não é o piso adequado. Não é um piso indicado também para banheiro, cozinha ou área de serviço ou locais com muita incidência de sol.

Cerâmico

 

pexels-photo-269218Prós: material resistente que pode ser aplicado em todos os ambientes da casa, assim como o porcelanato, e sem restrição à água. Mas em ambientes externos use o piso antiderrapante. Há no mercado peças de diversos tamanhos, cores, espessuras, texturas e preços.

Contras: não é tão resistente e nem tão bonito quanto o porcelanato. A queda de objetos pode lascar ou quebrar o piso. Se for colocado em regiões ou casas muito frias, é importante o uso de tapetes.

Vinílico

6702ddeb341a0d283181781c13b04f98Prós: trata-se de um piso flexível feito em PVC de instalação muito limpa e fácil. Ele é ideal para revestir o piso no local a ser instalado. Possui entre 2 e 3 mm de espessura e uma vantagem em relação ao laminado, pois pode ser molhado. Há grande variedade de estilos, texturas e cores, imitando qualquer material, de madeira a porcelanato, fazendo diferentes desenhos com cortes do piso. Além disso, é antialérgico, macio e anti-chamas.

Contras: não é tão resistente quanto um piso frio. Apesar de poder ser molhado, não é recomendado para áreas externas ou úmidas, como áreas de serviço e banheiros. Também é recomendado que todos os móveis tenham uma proteção de feltro para evitar riscos. Antes de instalar o vinílico, o piso original precisa estar nivelado, limpo e impermeabilizado. Não deve ser colocado sobre madeira, pois tende a ficar marcado.

Achou as informações interessantes? Assim fica bem mais fácil escolher o melhor piso para sua casa! Não deixe de conferir, também, este outro post que preparamos para você: Casa X Apartamento: Vantagens e Desvantagens.

 

1

Um comentário em “Qual é o melhor piso para sua residência?

  • 27 de novembro de 2017 em 19:20
    Permalink

    Muito esclarecedor! Agora já sei qual piso colocar em meu apê! Obrigada!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *