Mudar de casa: planejando sua mudança

Vai mudar de casa e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas para que esse processo seja o mais prático possível!

Mudar de casa é algo bastante trabalhoso, mas pode ser um processo prático e até divertido se bem planejado. Caso contrário, pode ser uma experiência cansativa e muito estressante aos envolvidos nela. Mas, exatamente para evitar esses transtornos, a dica da Mocambo Imóveis para quem está preparando para mudar-se é a organização!

Assim, apresentamos neste post uma lista de providências que te ajudarão muito na praticidade de sua mudança. Acompanhe nossa listagem e veja como a organização pode fazer toda a diferença na mudança para sua nova casa ou apartamento. Mudar de casa pode ser uma ótima experiência!

Estabeleça quem levará a mudança

Para contratar uma empresa para realizar sua mudança recomendamos que peça indicações a pessoas de sua confiança que já tenham realizado os serviços indicados. Após o recebimento das indicações, entre em contato com as empresas, verificando preços e serviços, comparando-as.

Dica: Faça essa cotação com, pelo menos, um mês de antecedência. Isso evitará a correria e também gastos extras devido à urgência.

Identifique seus objetos de valor

Fazer uma lista dos pertences que serão levados pela empresa contratada, bem como seus valores, é muito importante. Com essa listagem você poderá mais facilmente controlar a entrega dos pertences no momento do descarregamento da mudança.

Pratique o desapego antes de mudar de casa

Você sabe o tamanho de sua mudança? Ela será exatamente do tamanho da quantidade de coisas que você e sua família possuem. Assim, quanto menos coisas vocês possuírem no momento da mudança, menos volume será transportado.

Portanto, recomendamos que você pratique o desapego, aproveitando a mudança para se desfazer ou doar coisas não muito utilizadas ou sem uso. E isso envolve móveis, objetos de decoração, roupas, utensílios etc.

Dica: Além de doar, você pode anunciar os itens em sites de venda na internet. Muitos desses sites oferecem anúncios totalmente gratuitos.

Providencie materiais para empacotar pertences

mudar de casa

Para transportar seus pertences na mudança serão necessárias muitas caixas, fita adesiva e materiais para proteger objetos mais delicados. E dentre esses materiais você pode utilizar o plástico bolha e jornal amassado. O jornal amassado é extremamente útil para transportar louças, por exemplo, que são itens mais frágeis.

Você pode conseguir as caixas em supermercados e pedir jornais a amigos e familiares assinantes.

Dica: não se esqueça de providenciar etiquetas e canetas hidrográficas ou pincel atômico para identificar o conteúdo das caixas. Esse procedimento facilitará muito na reorganização das coisas após descarregar a mudança e a organização da nova casa.

Organize a mudança

mudar de casaEste trabalho deve ser iniciado, pelo menos, três semanas antes do dia da mudança. Essa organização antecipada garante as chances de mudar de casa com menos estresse possível. Assim, comece a encaixotar itens menos usados, identificando-os como recomendamos no item anterior, nas semanas que antecedem a mudança.

Para facilitar o processo, as caixas devem ser distribuídas de acordo com os cômodos da casa a que pertencem. Ou seja, deixe os itens de cozinha na cozinha, os dos quartos nos quartos, sem acumular caixas em determinados ambientes.

As caixas com os pertences mais pesados precisam ser transportadas em primeiro lugar. E as embalagens mais leves devem ser posicionadas na parte superior de toda a carga. Lembre-se: os itens mais frágeis precisam ser bem embalados e, de preferência, conter a descrição “frágil” na caixa. Essa descrição precisa ser colocada em tamanho grande e estar em uma parte bem visível da embalagem para evitar acidentes.

Seus pertences mais valiosos e documentos precisam ser colocados em caixas bem protegidas e lacradas. E, se possível, transporte você mesmo essas caixas, pois é mais seguro.

Objetos de uso pessoal, que são de uso imediato, como objetos de higiene pessoal, algumas roupas e remédios, precisam estar à mão. Assim, esses itens podem ser facilmente encontrados para uso sempre que necessário.

Dica: mapeie os locais onde itens e móveis deverão ser colocados na nova residência. Isso ajudará bastante no momento de descarregar a mudança.

Bloqueie serviços na casa antiga

É importante que uma data seja definida para interromper os serviços na casa antiga ou para transferi-los para a casa nova. E recomendamos que isso seja feito entre dois a cinco dias antes de mudar-se. Assim, transfira a TV por assinatura, internet, assinaturas de jornais e revistas etc. para a nova residência.

Ative serviços na casa nova

Uma providência muito importante a se tomar é fazer com que os serviços de primeira necessidade estejam funcionando assim que se mudar. Portanto, serviços como telefone, água, luz, internet precisam estar disponíveis na casa nova. Sugerimos que essa providência seja tomada entre dois ou três dias antes de se mudar.

Comunique o novo endereço

Informe aos bancos, cartões de crédito, assinaturas, e outros serviços dos quais utiliza, acerca do novo endereço. Não deixe para fazer isso após a mudança para evitar que correspondências cheguem ao endereço antigo. Utilize também a internet para atualizar os seus dados.

Couple moving in new home house. Young interracial couple in moving in mess. Asian woman, Caucasian man.

Viu só? Mudar de casa pode ser um processo prazeroso e prático se bem planejado! E, seguindo nossas dicas, sua adaptação na nova casa será bastante rápida e agradável. Ah, e como estará de casa nova, este texto pode ser interessante para você: Cozinha planejada: qual o formato ideal.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *