O que valoriza e desvaloriza um imóvel?

Conheça os itens que valorizam e desvalorizam um imóvel para fazer um bom negócio!

Quando adquirimos uma propriedade é importante sabermos o que valoriza e desvaloriza um imóvel. Isso porque, seja para morar ou não, estamos fazendo um investimento. Por isso, antes de fechar o negócio, precisamos saber quais itens podem fazer o imóvel valer menos ou mais com o passar do tempo.

E saber quais são esses itens nos permitem tomar uma decisão acertada para fazer um bom negócio. Assim, para te ajudar nessa decisão, a Mocambo Imóveis preparou uma lista do que pode influenciar na valorização do imóvel que deseja comprar! Acompanhe este post e saiba quais itens poderão impactar financeiramente no seu bolso no futuro.

Localização

O que valoriza e desvaloriza um imóvelO que valoriza e desvaloriza um imóvel também está relacionado ao bairro. Assim, é possível notar que imóveis com características semelhantes, localizados em regiões diferentes, podem apresentar valores bem distintos. Isso porque bairros considerados mais nobres costumam ter imóveis com valor mais elevado.

Além disso, imóveis próximos a parques públicos, praças, pistas de corrida ou ciclovias também podem valer mais. Assim como imóveis localizados próximos a vias de acesso rápido. Essas vias asseguram que o individuo não passe horas no trânsito para se deslocar, indicando, para muitos, maior qualidade de vida.

No entanto a infraestrutura atual de um bairro pode alterar em um curto ou longo espaço de tempo. E uma coisa importante que precisamos saber é que essas alterações podem tanto valorizar como desvalorizar o imóvel em questão.

Assim, antes de fechar negócio, é importante fazer uma análise. Verifique se o imóvel está em um bairro que receberá melhorias de infraestrutura ou melhorias governamentais, por exemplo. Pesquise se naquela região haverá melhorias como uma rodoviária, uma nova avenida ou um shopping center. Esse tipo de mudança em infraestrutura sugere uma valorização da propriedade.

Outra dica que damos para estudar a região é analisar o plano diretor da sua cidade ou do seu estado. Esse plano fornecerá informações importantes para sua tomada de decisão.

Comércio local

O que valoriza e desvaloriza um imóvelO que valoriza e desvaloriza um imóvel também está relacionado ao comércio local. Assim, se há padarias, restaurantes, supermercados, farmácias ou até shoppings no bairro onde se encontra a propriedade isso é positivo. Note que residências próximas a shoppings tendem a ser muito valorizadas.

Atualmente as pessoas estão em busca de facilidade em suas vidas. Dessa forma, realizar grandes deslocamentos para atividades rotineiras não é o que muitos buscam. Pelo contrário, comércio próximo é um diferencial bastante valorizado.

Condições físicas do imóvel

Tamanho de ImóvelOs imóveis mais novos são mais valorizados que os antigos por questões simples. Um acabamento mais novo pressupõe menos necessidades de reformas e consertos.  Além disso, também é feita uma análise da durabilidade e qualidade dos materiais utilizados nas construções. Quanto maior a qualidade e durabilidade, mais alto o valor do imóvel.

A posição da propriedade em relação ao sol nascente, garantindo melhor condição de salubridade também é valorizada. Assim como a ventilação dos ambientes.

A altura do imóvel, em caso de apartamentos, também é um item a ser considerado. Isso porque, quanto mais alto for o andar, devido a melhor vista, mais caro este se torna. Ainda, prédios sem elevadores codificados e sem sistema de segurança são menos valorizados. Tal qual casas cercadas por edifícios por serem muito expostas e pouco privativas.

É interessante avaliar, ainda, a questão de histórico de inundações na região e se o bairro em questão é tranquilo ou barulhento. A identificação de todos esses itens é relevante para saber o que valoriza e desvaloriza um imóvel antes de comprá-lo.

Segurança

O que valoriza e desvaloriza um imóvelA segurança, infelizmente, este é um dos grandes problemas de nosso país atualmente. E qualquer município possui bairros que são mais perigosos do que outros, sendo a segurança um aspecto valorizado.

Se o imóvel está localizado em um bairro com menores índices de assaltos e furtos, se possui equipamentos de segurança (câmeras, portaria, alarme etc.) é um imóvel mais seguro. Sabemos, ainda, que imóveis em um condomínio, devido aos itens de segurança e monitoramento 24 horas, são também mais seguros. Mas é importante avaliar não só o fato de a casa estar em condomínio, mas a segurança do bairro em si.

Possibilidade de reformas

O que valoriza e desvaloriza um imóvelAchar um imóvel exatamente como sonhamos é muito difícil. Então, muitas pessoas compram uma propriedade já pensando nas alterações e reformas que farão.  Assim, casas ou apartamentos que permitem a possibilidade de obras, reformas e troca de equipamentos antigos são também valorizados.

Imóveis personalizados são desvalorizados

O que valoriza e desvaloriza um imóvelÉ preciso tomar cuidado com obras de cunho pessoal em imóveis. Ou seja, obras muito personalizadas, que atendem somente as necessidades e gostos pessoais, não são valorizadas.

Ao contrário, valoriza-se obras que melhorem a funcionalidade do imóvel, considerando demandas e expectativas do mercado. Obras muito personalizadas, além de serem diferentes das necessidades do mercado, podem dificultar vendas e fazer o preço despencar.

Considere também negativas as obras de afastamento lateral do imóvel, fazendo com que fique extremamente próximo a vizinhos. Isso reduz e muito a privacidade dos moradores além de reduzir o valor da venda.

Perfil dos compradores

O que valoriza e desvaloriza um imóvelA análise de o que valoriza e desvaloriza um imóvel precisa ser realizada sob o ponto de vista econômico e social do público ao qual se destina o imóvel.

E esta análise pode alterar seu enfoque dependendo da faixa de renda. Por exemplo, pessoas com menor renda preferem proximidade com escolas públicas, facilidade de acesso a transporte público e hospitais. E, mesmo não existindo hospital no bairro, se o deslocamento até os mais próximos for rápido, este já é um fator de valorização do imóvel.

Já quem possui renda mais alta, busca por bairros mais seguros, mais tranquilidade, laser e maior facilidade de acesso utilizando automóvel particular.  Assim, por satisfazer as necessidades de quem os procura, imóveis em condomínios também costumam ser mais caros.

Conclusão sobre o que valoriza e desvaloriza um imóvel

Itens capazes de valorizar e desvalorizar um imóvel podem ser subjetivos e relativos. Isso por que, como já dissemos, é preciso analisá-los sob o ponto de vista econômico e social do público interessado no imóvel.

No entanto, realizando uma pesquisa cuidadosa, pautando-se nos itens que apresentamos, é possível encontrar o imóvel que atenda as suas expectativas. E isso ainda permitirá realizar um bom investimento, sem perder dinheiro com um negócio ruim, principalmente se realizará seu sonho comprometendo-se com financiamento imobiliário.

Gostou de nosso post sobre o que valoriza e desvaloriza um imóvel? Nós da Mocambo Imóveis possuímos casas e apartamentos à venda em Itatiba-SP em todos os bairros da cidade. Certamente temos o imóvel que atenda às suas necessidades e expectativas, adequado ao seu perfil!

Leia também este artigo que pode ser interessante para você: Qual a melhor forma para comprar um imóvel? E saiba qual a melhor forma para adquirir um imóvel de acordo com seu perfil.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *