Piso laminado: como limpar e cuidar

Colocou um piso laminado em sua casa e não sabe como cuidar? A Mocambo Imóveis dará uma mãozinha!

O piso laminado tem sido a opção de muitas pessoas por sua beleza e praticidade, deixando o ambiente confortável e aconchegante. Este piso é uma junção de lâminas de fibras de madeira de reflorestamento, aparentando-se muito com a madeira, mas bem mais resistente a riscos.

Instalar o piso laminado também é muito rápido e simples, podendo ser colocado sobre outros pisos já existentes. Mas como limpar este piso e como cuidar para que esteja sempre bonito?  Acompanhe este texto e saiba como!

Limpeza de piso laminado no dia-a-dia

limpeza de piso laminadoA limpeza de piso laminado é muito simples, porém, alguns cuidados são essenciais para mantê-lo sempre bonito. Para limpá-lo, o ideal é utilizar uma vassoura com cerdas macias ou aspirador de pó, mas sem riscar o piso. Em seguida passe um pano levemente umedecido em uma mistura de água com uma colher de sopa de detergente, ou álcool, ou solução de limpeza doméstica. É importante que esta solução não contenha cera ou silicone em sua composição.

Importante: a limpeza de piso laminado deve ser feita com o pano úmido e não com o pano molhado! Ou seja, não molhe este piso ou sua qualidade será rapidamente comprometida.

E se o bichinho de estimação fizer xixi no piso laminado?

tamanho de imóvelCaso você tenha animais de estimação e eles fizerem xixi no piso laminado, é importante secar a área afetada imediatamente. Após secar a área, realize a limpeza como mostramos no item anterior. Ou seja, utilize um pano levemente umedecido em uma mistura de água com solução de limpeza sem cera ou silicone.

Como tirar as manchas mais profundas?

limpeza de piso laminadoQualquer pessoa pode ficar apavorada ao derrubar suco de uva, vinho ou café sobre a madeira, não é mesmo? Mas não se desespere! Quando um incidente desses acontecer, o primeiro passo é secar imediatamente a área atingida. Você pode utilizar um papel absorvente, retirando o excesso de líquido, e, em seguida, passar um o pano úmido, bem torcido. Se mesmo assim a mancha não sair, passe novamente o pano, agora umedecido em uma mistura de água com detergente neutro.

Caso a mancha seja causada por óleo ou gordura, aplique o detergente desengordurante, com fórmula pura, diretamente no local da mancha. Em seguida, retire o detergente com o pano úmido.

Lista de cuidados especiais com o piso laminado

 – Não utilize produtos abrasivos, à base de silicone ou cera ou saponáceos para a limpeza de piso laminado. Estes podem provocar manchas que impossibilitam a limpeza eficaz.

– Não utilize materiais como lixas, esponjas que possuam camadas de aço e palha de aço no piso, pois podem riscar a superfície.

– Evite ao máximo o derramamento de água, como por, por exemplo, janela aberta com chuva, urina de animais, chegar com os pés molhados. Se o piso tiver contato com algum tipo de umidade, imediatamente, seque o piso laminado com um pano macio.

– Evite móveis com rodinhas de nylon, pois podem desgastar o piso. Opte por móveis com rodinhas de poliuretano ou silicone que são mais maleáveis.

– Utilize capachos nas entradas da casa. Assim você evita que detritos trazidos na sola do sapato risquem o piso.

– Coloque feltro nos pés dos móveis para que, quando arrastá-los, o piso não seja riscado.

– Evite a luz solar diretamente sobre o piso. Se o piso tomar sol diariamente ele pode manchar ou desbotar a cor. Por isso, utilize cortinas e persianas nas janelas com incidência de luz direta.

– Evite colar fitas adesivas no piso laminado. A cola das fitas pode marcar o piso.

– Instale o piso laminado somente em ambientes internos. Este não é um piso indicado para áreas molhadas como banheiro, cozinha, área de serviço ou ambientes com muita incidência de sol.

Gostou das dicas? O piso laminado está sendo cada vez mais utilizado em projetos de decoração. E as vantagens deste piso são a facilidade de instalação e limpeza, beleza, conforto, variedade de padrões e a possibilidade de combinação com materiais diversos.

Veja também este texto que preparamos para você: Sofá ideal: saiba como escolher o melhor.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *