O Que Fazer em Itatiba: Pontos Turísticos

O que fazer em Itatiba, SP? Saiba as atrações que a Princesa da Colina oferece!

A cidade de Itatiba, também conhecida como “Princesa da Colina” em virtude de ter sido edificada em colinas, possui atrações interessantes que valem a pena serem conferidas! Quer saber o que fazer em Itatiba? Veja a listagem dos principais pontos da cidade que nós da Mocambo Imóveis preparamos para você!

Zooparque

Zooparque

O Zooparque Itatiba é um zoológico particular que possui 500 mil m² de área verde, sendo grande parte inserida em um fragmento de Mata Atlântica. É um ambiente repleto de recursos naturais, com belíssimas paisagens e trilhas e focado na preservação, qualidade de vida e bem-estar dos animais.

O Zooparque Itatiba abriga cerca de 1.000 animais de mais de 180 espécies diferentes, entre nativas e exóticas, e dezenas de espécies ameaçadas de extinção.

Dentre os animais que podem ser vistos no local, destacamos o rinoceronte branco, o elefante indiano, o hipopótamo africano, o tigre de bengala, a girafa e o mico leão dourado.

Endereço: Sítio Paraíso das Aves s/n, Rodovia Don Pedro I, Km 95, Itatiba, SP.

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 17h.

Telefone: (11) 4487-8205

Site: www.zooparque.com.br

Parque Luiz Latorre (Parque da Juventude)

Parque da Juventude

Ao questionar um itatibense sobre o que fazer em Itatiba, este parque será uma das primeiras (senão a primeira) opção. O parque possui 335 mil m² de surpreendente beleza. Foi projetado para promover a educação ambiental, o lazer e o esporte na cidade de Itatiba. O Parque Luís Latorre oferece aos seus visitantes áreas para piquenique, circuitos para caminhadas e corrida, trilha ecológica, um belo lago, parque infantil, duas quadras poliesportivas e muito contato com a natureza. O local conta ainda com um pavilhão para exposições com 1000 m² e um palco coberto em formato de concha. As principais festas da cidade de Itatiba como o Carnaval, Festa do Caqui, São Pedro, San Gennaro e o aniversário da cidade são realizadas no parque.

Endereço: Av. Pref. Roberto Arantes Lanhoso, 100 – Bairro do Engenho, Itatiba – SP

Horário de funcionamento: Aberto das 6h às 22h.

 

Basílica Menor Nossa Senhora do Belém (Igreja Matriz)

A construção da igreja matriz da cidade foi iniciada em 1830 e durou 20 anos. É uma das mais belas e grandiosas igrejas do interior paulista. Atualmente, não possui as características barrocas daquela época por ter sido reformada diversas vezes. Entretanto, seu único marco que remete ao século XIX, sua torre monumental, ainda permanece.

Alguns dos vitrais que ornamentam as janelas da matriz foram elaborados pelo artista polonês Aeystarch Kaskurewicz, que veio ao Brasil em 1952 fugindo da II Guerra Mundial. A igreja recebeu o título de Basílica pelo Vaticano em 1991.

Endereço: Praça da Bandeira, s/n – Centro, Itatiba –SP.

Praça da Bandeira

praca da bandeira

Localizada no coração de Itatiba, a praça da bandeira é o lugar mais clássico da cidade e o ambiente perfeito para apreciar o fim de tarde enquanto come-se uma pipoca. Nela está a igreja matriz. Seu coreto, com base em alvenaria, teve sua estrutura de ferro fabricada segundo o estilo do início do século XX.

A Praça da Bandeira já foi cenário de grandes acontecimentos como a antecipada libertação dos escravos no município, sucedida em 28 e 29 de abril de 1888, antes da assinatura da Lei Áurea.

Endereço: Praça da Bandeira, s/n – Centro, Itatiba – SP.

Museu Histórico Municipal de Itatiba “Padre Lima”

museu de itatiba

O edifício colonial “Solar dos Godoys Moreiras”, construído no ano de 1875, foi restaurado para receber o museu em 1996. Seu processo de restauração foi bastante criterioso, destacando o cuidado com as pinturas decorativas das paredes internas do prédio. O museu mantém uma exposição permanente, que relata a história da cidade de Itatiba, e também apresenta exposições temporárias com temas específicos.

O acervo conta com objetos variados como móveis, instrumentos, fotografias, máquinas, objetos, roupas, utensílios domésticos, material impresso sobre fotografia, revistas, dinheiro e moedas. Conta ainda com uma coleção de quadros e retratos de itatibenses do século XIX.

Endereço: Praça da Bandeira, 122 – Centro, Itatiba – SP.

Horário de funcionamento: De terças a sextas, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Parque Ferraz Costa

parque ferraz costa

Esta é uma opção sobre o que fazer em Itatiba muito tradicional na cidade. O Parque Ferraz Costa conta com mais de 256mil m² e bolsões de mata nativa. Oferece aos seus visitantes muitas opções de lazer como área de piquenique e parque infantil, atrações educativas (Planetário Municipal e Estação Ciências), bosque com trilha, quadras poliesportivas, quadras de tênis, quadras de areia, canchas de bocha e malha,  pista de atletismo, o Ginásio Municipal de Esportes, pista de skate e patins e o viveiro municipal.

Além disso, o parque conta com o Solar Ferraz Costa, sede da Secretaria de Cultura e Turismo, um magnífico palacete construído por volta de 1880 para ser residência do senhor Antonio Ferraz Costa, antigo dono da propriedade e figura importante na história da cidade.

Endereço: Rua Antonio Ferraz Costa, s/n.º, Itatiba, SP.

Horário de funcionamento: não fecha, porém, no período noturno, as quadras só funcionam com agendamento.

Planetário Municipal “Prof. Benedito Rela”

planetario de Itatiba

Localizado no Parque Ferraz Costa, o planetário é uma excelente programação para os amantes do espaço e curiosos. O local proporciona sessões com recursos gráficos, tornando a viagem interplanetária muito mais atraente. O planetário dispõe de um equipamento digital, o qual possibilita uma projeção digital hemisférica dos vídeos e animações a em toda a sua cúpula. As apresentações possuem imagens amplas e alto grau de imersão.

Endereço:  Rua Antonio Ferraz Costa s/nº – Vila Mutton, Itatiba – SP.
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 8h às 17h (agendamentos escolares). Sessões públicas aos domingos às 16h e às 17h30.
Telefones: (11) 3183-0009 ou (11) 3183-0010

Fazenda Nossa Senhora Conceição

fazenda N. Senhora Conceição

Localizada entre as cidades de Itatiba e Jundiaí, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição iniciou suas atividades em 1810 com o cultivo de cana-de-açúcar.  Atualmente, a fazenda dedica-se ao turismo rural e cultural, resgatando a história do ciclo do café, da imigração e da escravidão relatada por meio das construções preservadas, documentos e fotos de época. Atrativos: passeio cultural, trenzinho, passeio a cavalo, lojinha, restaurante.

Endereço: Rodovia Constâncio Cintra, km 72,5, s/n – mato dentro, Jundiaí – SP.

Horário de funcionamento: aberta aos sábados domingos e feriados.

Telefone: (11) 4535-1341

Site: www.fnsc.com.br

Gostou do nosso texto sobre o que fazer em Itatiba? Preparamos também outro post muito interessante para você: Restaurantes em Itatiba – Dicas gastronômicas da Cidade.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *